Somos cultivadores da PAZ, muito bem-vindo(a) a esta cultura!

E D I T O R I A L

ROÇA DE PAZ
2ª EDIÇÃO do Acampamento de Poetas del Mundo.
RELATÓRIO VANDA FERREIRA – DIRETORA DE MEIO AMBIENTE

O projeto "Acampamento de Poetas del Mundo" é inovador e essencial para gerar vantagens ao processo de mudança social e potencializar abrangências à legitimidade das ações em prol da sustentabilidade ambiental.
"Ame a natureza como a ti mesmo" é o slogan da 2ª edição do projeto e foi elaborado com a finalidade de transformar positivamente, tanto no âmbito externo ambiental quanto no interno organizacional de Poetas del Mundo, de seus membros e convidados, passa a propor além dos poetas, também a integração de toda sociedade artística ao contexto da responsabilidade ambiental, somando braços, alertando realidades, propondo mudanças, realizando sonhos.
Roça de Paz foi realizado em janeiro de 2011, em área rural, na sede do Consulado de Poetas del Mundo no entorno rural de Campo Grande, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, com grande empenho da cônsul Vanda Ferreira, que nos coloca como surgiu e é realizado esse trabalho.
Quando assumi o Consulado no entorno rural de Campo Grande, inspirada no Manifesto Universal de Poetas Del Mundo, apresentei à Embaixadora do Fórum Poetas Del Mundo para o Brasil e atual presidente da Associação Internacional Poetas Del Mundo, Delasnieve Daspet, o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo como um programa capaz de propiciar e estender ações variadas para desenvolvimento das atividades da Diretoria de Meio Ambiente da Associação Poetas Del Mundo, assumida por mim.
Devo relatar que o que nos move é o ideal da busca integrada de ações que abranjam todo o contexto artístico e social em prol do crescimento da cultura e da conscientização da necessidade do cuidado com o Meio Ambiente, como fator essencial na conquista da política da PAZ na terra.
Como Diretora de Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul, eu sinto a necessidade de que o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo seja reapresentado à entidade para analisarmos sua funcionalidade e necessidade de extensão para as próximas edições, pois deixa de ser um programa criado pelo consulado, para ser um braço de uma associação de cunho internacional, que integra 117 países, o que agrega a potencialidade de se tornar um grande empreendimento e uma poderosa ferramenta nas causas ambientais, uma vez que as edições anteriores só podem ser consideradas um ponto de partida para uma representatividade maior pelos Poetas Del Mundo, o que nos determina repensar juntos em um sistema eficaz para garanti-la.
Pode-se observar desde a primeira edição a receptividade da sociedade para compartilhar da idéia de trabalhar as causas ambientais, em ambiente natural – gerando uma empatia maior dado ao notório interesse por parte de produtores de diversos segmentos que participaram de nossas ações para a formação de uma aliança em torno do projeto, somando esforços no seu crescimento.
A harmonia existente mapeou a reciprocidade entre os participantes para adesão a esta iniciativa, já não como membros, mas como ativistas, abraçando a causa, o que foi berço de um sentimento de gratidão por todos estarem juntos em torno da nobre meta de lutarmos pela vida, como seres humanos que lançam semente de paz, de esperança, de boa vontade para a continuidade de vida de qualidade, com uma integração responsável ambiental e humana, no planeta Terra.

Vanda Ferreira
Cônsul entorno rural de Campo Grande/MS/BR




3ª edição do Acampamento

3ª edição do Acampamento
Clique na imagem, te espero lá

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PÃO E POESIA

Estou encantada com o projeto e maravilhada com a atitude de Diovane Mendonça que lançou olhar a este projeto e o realizou em MG. Quero parabenizar Diovane Mendonça, graças ao seu ativismo espelhou-se o belíssimo projeto que nasceu em Blumenau/SC. Isto aí gente, agimos local com reverberação global.







Embalagem adotada em MG por DIOVANE MENDONÇA
Mais um espaço para a poesia se abre em Mato Grosso do Sul.


.

LOCAL: Comper Jardim dos Estados

ENDEREÇO: AV MATO GROSSO ESQUINA COM A AV. CEARÁ

DIA: 19 JANEIRO DE 2012

HORÁRIO: às 18h

.



“O ser humano tem duas grandes fomes – a de pão e da beleza, uma saciável outra infindável” – já dizia o contista cubano Jorge Onélio.



Precisamos de comida, diversão e artes, afirmavam os Titãs em 1987, ou seja, o individuo precisa sustentar o corpo com o pão e a alma com a poesia para fazer o equilíbrio.



E, é exatamente isso que a poeta Delasnieve Daspet propôs - PÃO E POESIA – em qualquer esquina, em qualquer padaria, com a apropriação da embalagem utilizada por padarias para divulgar a arte poética ao público, vinculando à necessidade de atender “a fome de pão” dos consumidores o prazer destes em poderem saciar “a fome de beleza”, a partir do alimento poético, e, a sua idéia e o seu projeto foram encampados pela Direitoria da empresa COMPER -

Comercial Pereira Ltda, sensíveis a divulgação da cultura.

.



Começar o dia com poesia.

Versos entre o café e o pão,

Versos envolvendo o pão.

Manhãs de descoberta e sonho,

De alimento e fantasia.

Pão e poesia.

.



Delasnieve pretendeu e pretende abrir espaço para nossa poesia e despertar nas pessoas o gosto pela leitura e o interesse pela arte poética, ampliando o acesso do público a ela.



Trata-se de estampar os seus poemas e da permuta dos seus direitos autorais pela divulgação de seus trabalhos no saco de pão que as famílias levam toda manhã para suas casas.



Neste primeiro momento Delasnieve Daspet se faz acompanhar da poeta Ariadne Cantú.



Tomar o café da manhã lendo poesias é a sua proposta.



Delasnieve sonha em levar as embalagens em exposições itinerante “Pão e Poesia na Escola”, podendo ser oferecidas aos colégios interessados e/ou ampliadas em banners a título de mostra cultural.



Delasnieve Daspet almeja em contribuir para criar o hábito de leitura. Além disso, é a poesia é um importante formador social que deve chegar, principalmente, àqueles que não tem oportunidade de acesso.

E qual é a forma mais democrática de acesso a não ser via o saco de pão?

Todos compram pão.

Todos!





Delasnieve Miranda Daspet de Souza

- Poeta, Essencialmente -

Presidente da Associação Internacional Poetas del Mundo

Universal Peace Embassy - Universal Ambassador Peace Circle – Geneve – Suisse Paris - France.

+55 067 9911.1959

2 comentários:

  1. Vanda - vc sempre especial nas suas divulgações.
    Não esqueça de dizer que o projeto nasceu em Blumenau em 1997 - através da Fundação de Cultura daquela cidade e tem na pessoa do poeta Diovane Mendonça - de Contagem - MG - um tremendo empreendedor - credito a esses dois - o pão e poesia.
    E mais, amiga, essa imagem que ves ai - a foto - o saco lindo - são os adotados la em Minas Gerais - o que é belo tem de ser mostrado e divulgado.
    É o que sempre faço. No aberto.

    Delasnieve Daspet

    ResponderExcluir
  2. Obrigada DD! Exercito a justiça e vc é merecedora. Estou encantada com o projeto e maravilhada com a atitude de Diovane Mendonça que lançou olhar a este projeto e realizou em MG. Quero parabenizar Diovane Mendonça, graças ao seu ativismo espelhou-se o belíssimo projeto de que nasceu em Blumenau/SC. Isto aí gente, agimos local com reverberação global.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua significativa contribuição! Volte logo, por sempre. Abraço de mim.