Somos cultivadores da PAZ, muito bem-vindo(a) a esta cultura!

E D I T O R I A L

ROÇA DE PAZ
2ª EDIÇÃO do Acampamento de Poetas del Mundo.
RELATÓRIO VANDA FERREIRA – DIRETORA DE MEIO AMBIENTE

O projeto "Acampamento de Poetas del Mundo" é inovador e essencial para gerar vantagens ao processo de mudança social e potencializar abrangências à legitimidade das ações em prol da sustentabilidade ambiental.
"Ame a natureza como a ti mesmo" é o slogan da 2ª edição do projeto e foi elaborado com a finalidade de transformar positivamente, tanto no âmbito externo ambiental quanto no interno organizacional de Poetas del Mundo, de seus membros e convidados, passa a propor além dos poetas, também a integração de toda sociedade artística ao contexto da responsabilidade ambiental, somando braços, alertando realidades, propondo mudanças, realizando sonhos.
Roça de Paz foi realizado em janeiro de 2011, em área rural, na sede do Consulado de Poetas del Mundo no entorno rural de Campo Grande, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, com grande empenho da cônsul Vanda Ferreira, que nos coloca como surgiu e é realizado esse trabalho.
Quando assumi o Consulado no entorno rural de Campo Grande, inspirada no Manifesto Universal de Poetas Del Mundo, apresentei à Embaixadora do Fórum Poetas Del Mundo para o Brasil e atual presidente da Associação Internacional Poetas Del Mundo, Delasnieve Daspet, o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo como um programa capaz de propiciar e estender ações variadas para desenvolvimento das atividades da Diretoria de Meio Ambiente da Associação Poetas Del Mundo, assumida por mim.
Devo relatar que o que nos move é o ideal da busca integrada de ações que abranjam todo o contexto artístico e social em prol do crescimento da cultura e da conscientização da necessidade do cuidado com o Meio Ambiente, como fator essencial na conquista da política da PAZ na terra.
Como Diretora de Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul, eu sinto a necessidade de que o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo seja reapresentado à entidade para analisarmos sua funcionalidade e necessidade de extensão para as próximas edições, pois deixa de ser um programa criado pelo consulado, para ser um braço de uma associação de cunho internacional, que integra 117 países, o que agrega a potencialidade de se tornar um grande empreendimento e uma poderosa ferramenta nas causas ambientais, uma vez que as edições anteriores só podem ser consideradas um ponto de partida para uma representatividade maior pelos Poetas Del Mundo, o que nos determina repensar juntos em um sistema eficaz para garanti-la.
Pode-se observar desde a primeira edição a receptividade da sociedade para compartilhar da idéia de trabalhar as causas ambientais, em ambiente natural – gerando uma empatia maior dado ao notório interesse por parte de produtores de diversos segmentos que participaram de nossas ações para a formação de uma aliança em torno do projeto, somando esforços no seu crescimento.
A harmonia existente mapeou a reciprocidade entre os participantes para adesão a esta iniciativa, já não como membros, mas como ativistas, abraçando a causa, o que foi berço de um sentimento de gratidão por todos estarem juntos em torno da nobre meta de lutarmos pela vida, como seres humanos que lançam semente de paz, de esperança, de boa vontade para a continuidade de vida de qualidade, com uma integração responsável ambiental e humana, no planeta Terra.

Vanda Ferreira
Cônsul entorno rural de Campo Grande/MS/BR




3ª edição do Acampamento

3ª edição do Acampamento
Clique na imagem, te espero lá

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vanda Ferreira concorre ao PREMIO BETINHO - 2011

Queridos amigos,


Com observância em minha atuação em atividades culturais, sócio-ambientais, meu nome foi indicado para o PRÊMIO BETINHO 2011, tendo sido selecionado.

Entendo que todo meu trabalho se processa em parceria, e certamente nada teria realizado com sucesso, caso não tivesse a participação e confiança dos artistas, amigos e sociedade em geral.

Sinto que o PRÊMIO BETINHO além de oferecer honra fortalecerá nossos projetos para prosseguirmos firmes trabalhando pela continuidade de vida.

Diante do exposto convido para estar comigo nessa empreitada ofertando voto ao meu nome na 3ª e última fase do processo onde concorrerei com os demais selecionados.


Gostaria de contar, ainda, com vossa generosidade para pedir votos aos vossos amigos e amigos de vossos amigos.


Vote assim, acesse o site http://www.coepbrasil.org.br/premiobetinho/vandabugra.aspx




Muito obrigada!

Vanda Ferreira
Campo Grande - MS
 
COEP-MS lança quarta edição de prêmio que valoriza a participação social




O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã valoriza as pessoas que no dia a dia lutam pela promoção dos direitos de cidadania em comunidades. A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.



O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) MS anuncia os três candidatos de Mato Grosso do Sul à quarta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Promovido desde 2008, o prêmio valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.



“A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do COEP, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com esta causa, ressalta André Spitz, presidente do COEP Nacional.



Todos os candidatos selecionados são pessoas de comunidades que participam ativamente na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região ou pessoas que, não sendo comunitários, participam com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade. As ações realizadas têm diversos focos, desde atividades de assistência, capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação do meio ambiente.



Histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações voltadas para esse público, de dependentes químicos em abstinência que agora dão palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje já atingem outras comunidades em diversos estados são exemplos de algumas iniciativas.



“A divulgação nacional de ações na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas próprias cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social”, explica Ismael Machado, secretário-executivo do COEP-MS.

Todas as ações realizadas pelos candidatos serão, posteriormente, cadastradas no Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações, inspirando outros atores a encontrar seu caminho de colaboração social.




Reconhecimento para quem conquistar votos

Como nos outros anos, a votação será feita no site do prêmio www.coepbrasil.org.br/premiobetinho de 9 de agosto a 20 de novembro, e a seção Minha Mobilização vai reconhecer aqueles que mais se empenharem em divulgar e aumentar a votação no prêmio.



Ao votar, a pessoa receberá automaticamente em sua caixa postal um e-mail com um link personalizado gerado pelo site. Para atrair novos votos, basta reencaminhar esse link para sua rede de amigos. Depois, poderá verificar o impacto da sua mobilização, acompanhando a seção no site do prêmio. Ao final da votação será reconhecida a pessoa que se destacou como Mobilizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua significativa contribuição! Volte logo, por sempre. Abraço de mim.