Somos cultivadores da PAZ, muito bem-vindo(a) a esta cultura!

E D I T O R I A L

ROÇA DE PAZ
2ª EDIÇÃO do Acampamento de Poetas del Mundo.
RELATÓRIO VANDA FERREIRA – DIRETORA DE MEIO AMBIENTE

O projeto "Acampamento de Poetas del Mundo" é inovador e essencial para gerar vantagens ao processo de mudança social e potencializar abrangências à legitimidade das ações em prol da sustentabilidade ambiental.
"Ame a natureza como a ti mesmo" é o slogan da 2ª edição do projeto e foi elaborado com a finalidade de transformar positivamente, tanto no âmbito externo ambiental quanto no interno organizacional de Poetas del Mundo, de seus membros e convidados, passa a propor além dos poetas, também a integração de toda sociedade artística ao contexto da responsabilidade ambiental, somando braços, alertando realidades, propondo mudanças, realizando sonhos.
Roça de Paz foi realizado em janeiro de 2011, em área rural, na sede do Consulado de Poetas del Mundo no entorno rural de Campo Grande, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, com grande empenho da cônsul Vanda Ferreira, que nos coloca como surgiu e é realizado esse trabalho.
Quando assumi o Consulado no entorno rural de Campo Grande, inspirada no Manifesto Universal de Poetas Del Mundo, apresentei à Embaixadora do Fórum Poetas Del Mundo para o Brasil e atual presidente da Associação Internacional Poetas Del Mundo, Delasnieve Daspet, o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo como um programa capaz de propiciar e estender ações variadas para desenvolvimento das atividades da Diretoria de Meio Ambiente da Associação Poetas Del Mundo, assumida por mim.
Devo relatar que o que nos move é o ideal da busca integrada de ações que abranjam todo o contexto artístico e social em prol do crescimento da cultura e da conscientização da necessidade do cuidado com o Meio Ambiente, como fator essencial na conquista da política da PAZ na terra.
Como Diretora de Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul, eu sinto a necessidade de que o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo seja reapresentado à entidade para analisarmos sua funcionalidade e necessidade de extensão para as próximas edições, pois deixa de ser um programa criado pelo consulado, para ser um braço de uma associação de cunho internacional, que integra 117 países, o que agrega a potencialidade de se tornar um grande empreendimento e uma poderosa ferramenta nas causas ambientais, uma vez que as edições anteriores só podem ser consideradas um ponto de partida para uma representatividade maior pelos Poetas Del Mundo, o que nos determina repensar juntos em um sistema eficaz para garanti-la.
Pode-se observar desde a primeira edição a receptividade da sociedade para compartilhar da idéia de trabalhar as causas ambientais, em ambiente natural – gerando uma empatia maior dado ao notório interesse por parte de produtores de diversos segmentos que participaram de nossas ações para a formação de uma aliança em torno do projeto, somando esforços no seu crescimento.
A harmonia existente mapeou a reciprocidade entre os participantes para adesão a esta iniciativa, já não como membros, mas como ativistas, abraçando a causa, o que foi berço de um sentimento de gratidão por todos estarem juntos em torno da nobre meta de lutarmos pela vida, como seres humanos que lançam semente de paz, de esperança, de boa vontade para a continuidade de vida de qualidade, com uma integração responsável ambiental e humana, no planeta Terra.

Vanda Ferreira
Cônsul entorno rural de Campo Grande/MS/BR




3ª edição do Acampamento

3ª edição do Acampamento
Clique na imagem, te espero lá

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CARTA AOS VEGETAIS / Roberto Poeta

Este é Roberto Poeta, de Campinas/SP, meu amigo virtual e autor de "CARTA AOS VEGETAIS"

CARTA AOS VEGETAIS


Queridos vegetais...

Queria dizer o quanto eu os admiro. Puxa vida,eu nunca os vi brigando nem agredindo uns aos outros! Nunca vi uma cenoura comendo uma beterraba, nem um alface agredindo um almeirão. Não há ciúmes entre vocês e tudo parece tão tranquilo quando estão juntos. Até o cheiro de vocês é mais gostoso. A rosa,por exemplo,tem um perfume delicioso e é fonte de inspiração para os poetas.

E a sombra das árvores? Que delícia! As flores que enfeitam os jardins são colírios para nossos olhos. Que seria deste mundo tão violento se não tivéssemos o maravilhoso mundo vegetal? Gostaria de pedir perdão por não conseguir ser um vegetariano convicto e jamais comer carne de animal. Aliás,acho que vocês existem para nos fazer esquecer, nem que seja por um momento, o terrível mundo animal. Sim,terrível! Vocês são lindos sempre e em qualquer situação. Não apenas por alguns momentos. São lindos sempre. Mas o que mais admiro é a capacidade de não sentirem dor quando estão alimentando.

A dor que sentem só acontece quando estão sendo agredidos pelos homens, que aliás, fazem parte daquele mundo animal que eu acho tão terrível que, às vezes, chego a duvidar que foi Deus que criou.

Vocês não se matam, não se torturam e nem se destroem. Incrível! Chego até a sentir vontade de ser um vegetal. Uma jaboticabeira, por exemplo e ser apenas útil e nunca um inútil, nem por um momento. Se eu pudesse conversar com Deus pessoalmente como Abraão fez, pediria para que, se possível, fosse extinguido o mundo animal. Assim, eu nunca mais veria leões enormes atacando uma pequena gazela e estripando-as com seus dentões. E nunca mais ouvir o piado desesperado de um filhote de passarinho sendo destroçado por um gavião. Nem ter que questionar esta imunda cadeia alimentar regada de dores atrozes. Não que eu não compreenda que os animais têm que se alimentar. Apenas, pediria que ele mudasse o rumo das coisas.

Quantas cenas horríveis já vi no mundo animal? Centenas! Este mundo do qual eu e toda a humanidade fazemos parte. Mas no seu mundo mágico não existe uma só cena que me deixa triste. Como sou um poeta gostaria de ter sido um ajudante de Deus quando tudo foi criado e ter dado uma opiniãozinha aqui e outra acolá. Ou pelo menos segurado os pincéis e as tintas quando o artista maior criava esta pintura chamada terra. Uma das minhas opiniões seria de que os animais deveriam existir sim, porém deveriam ser vegetarianos por natureza. Vocês já viram um pé de jacarandá esfacelando o rosto de uma pessoa como um pit bull feroz? Eu nunca! E quem é o animal mais feroz? A besta que ataca até crianças ou o homem que a cria?

Imaginem os animais comendo tenras maçãs e depois saciados bebendo água do riacho. Uma água bem fresquinha e gostosa. Ou saboreando uns quiabos bem gostosos? Quanta dor não seria evitada! Quando penso nos animais sendo abatidos para depois irem para os açougues, sinto-me culpado. Será que eles sentem muita dor?

Quando fiquei sabendo que existe uma planta carnívora nem acreditei. Ela deve ser a ovelha negra da família de vocês. Mas não fiquem tristes, porque a maioria sempre vence e vocês são maravilhosos na maioria. Não são como os animais que são terríveis. Eu sou um animal, racional, mas animal! E é por isto que ainda como carne.Tudo parece mais tranquilo quando estamos perto de uma árvore. Quanta paz alcançamos!

Quantos seres humanos foram engolidos por cobras gigantes como a sucuri neste mundão de meu Deus! Deve ser horrível! Uma morte terrível e humilhante. Um ser humano criado à imagem e semelhança de Deus ser morto por uma cobra, que aliás é um dos animais mais desprezíveis deste mundo. Este mundo animal do qual tenho nojo; inclui, também, o mundo dos insetos! Quando fico sabendo pelos jornais que uma pessoa morreu por ter sido picada pelo mosquito da dengue fico inconformado. Como pode um mosquitinho tão pequeno matar uma pessoa? É triste! Por isto que eu admiro tanto o mundo de vocês, vegetais! São a minha esperança de que nem tudo está perdido. Graças à Deus que vocês existem. Já imaginou se houvesse só o mundo animal? Infelizmente eu não poderia chamar Deus de artista, nem a terra de uma linda pintura! Por isto eu os amo. Sou o seu fã número um! Obrigado por vocês existirem! Termino esta desejando que o mundo um dia seja só de vegetais! Abraços do poeta que os admira e os ama!


Roberto di Cássia



Feliz ano novo Vanda seja muito feliz voce é especial pra mim...bjos

ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO: NOTA de "Roça de paz"


domingo, 26 de dezembro de 2010

Para análise e reflexão: A Era ecologicamente correto

COMPARTILHO:




Jornal de Comunidade
Estou encaminhando para sua análise e reflexão.

A Era do ecologicamente correto


Os novos tempos exigem mudança de postura e afirmação por um mundo sustentável
zelima@matrix.com.br  Redação Jornal da Comunidade




Atualmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas em mostrar uma postura ecologicamente correta
O ano novo está chegando e com tudo mudado. O Brasil vai ficar muito mais feminino, com certeza. E até o clima está sendo pautado pelo fenômeno La Niña. Essas mudanças vêm acompanhadas de uma nova mentalidade, que domina o comportamento humano e deverá pautar a vida na Terra daqui para frente. Estamos na era do “ecologicamente correto”. E não há mais volta.


Os tempos de consumismo desenfreado, sem limites, ficaram definitivamente para trás. O novo comportamento impõe uma postura equilibrada, inteligente e de respeito ao planeta. Tudo o que se faz e que se consome leva em conta a preservação dos recursos naturais, a economia de energia, o consumo de água no processo de produção, a distribuição e até o descarte pós-consumo.
Hoje, qualquer artigo começa a trazer no rótulo informações de sua natureza ambientalmente correta. A preocupação principal é que qualquer produto seja não-tóxico, não-poluente, reciclável, especialmente benéfico ao meio ambiente e à saúde, e que contribua para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável.


E para se chegar à classificação de produto ecologicamente correto é preciso adotar algumas práticas: uso de matérias primas naturais renováveis, obtidas de maneira sustentável; reaproveitamento e reciclagem de matérias primas sintéticas por processos tecnológicos limpos; menor consumo de matérias primas e maior índice de conteúdo reciclável para que os materiais possam ser reaproveitados.


Ficha de verificação
Há muito mais detalhes nesse processo que vai desde o projeto à fabricação, transporte, instalação, utilização e gestão de resíduos. A engenheira ambiental Nathalie Gaioti, no artigo Marketing Ambiental – Produtos Ecologicamente Corretos, propõe uma ficha de verificação ambiental, na qual lista os principais pontos que favorecem a competitividade e as vantagens de uma empresa em relação a outra, dentro de um mesmo segmento comercial.


Em seu desenho da produção ecologicamente correta, ela aponta a contaminação do ar (não deve haver emissões aéreas), a contaminação da água (não há afluentes líquidos), os resíduos sólidos (devem ser biodegradáveis), as matérias primas (com recursos renováveis), o produto (reciclável), a utilidade (somente consome recursos renováveis) e as embalagens (devem utilizar materiais biodegradáveis e recicláveis).

Alguns exemplos clássicos do uso de materiais ecologicamente corretos

Na construção civil, a captação de água da chuva é, hoje, quase um item obrigatório nos projetos residenciais. Tintas ecológicas também estão cada vez mais comuns. Materiais de demolição, tijolos ecológicos, madeiras certificadas são outros itens de uso importantes. Vasos sanitários que economizam 80% de água no momento da descarga.

Cestos de coleta de lixo feitos com tubos de pasta de dentes e cartelas de comprimidos, máquina para reciclagem de latas de cerveja e refrigerantes, gotejador caseiro para rega de plantas são outros itens, entre milhares.

Até nas compras de final de ano a lista de produtos ecologicamente corretos entra na pauta dos sites de consumo, que fazem recomendações desde a escolha do local onde comprar até a embalagem que será utilizada.

Hoje é possível se vestir da cabeça aos pés com produtos ecologicamente corretos. Uma camiseta confeccionada com tecido de malha PET, feito a partir das garrafas plásticas recicladas, bolsas, chaveiros, carteiras feitos a mão; biquínis e cangas confeccionados em costura artesanal, fuxico, bordados e patchwork constituem modelos de preservação da natureza.
O Espaço Greenpeace relaciona produtos de empresas licenciadas e artesanatos ecologicamente corretos como bijuterias feitas com sementes e revistas, produtos têxteis confeccionados com algodão cru como camisetas, bonés, bermudas e vestidos, entre outros0. A editora Companhia das Letras está lançando o primeiro livro no Brasil com certificação florestal: As intermitências da morte, de José Saramago.

E que tal uma nécessaire, criada pela Terra Cycle com a embalagem de Sufles, a batata chips mais conhecida dos brasileiros? No vitrine MSN (http://vitrinemsn.com.br/) há uma série de presentes ecologicamente corretos e sugestivos que ilustram a preocupação sempre crescente com a preservação ambiental.

Até computadores podem ser incluídos hoje na lista de produtos ecologicamente corretos. É o caso, por exemplo, do Enano, que produz menos calor e consome apenas 20 a 25 w de energia, bem menos que um desktop comum. Na linha da informática ainda tem o teclado Slim Star 820, lançado pela Genius, que funciona com energia solar armazenada em uma bateria, e inclui também um mouse sem fio.

Já os pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, criaram o primeiro celular ecológico e biodegradável, que se transforma em flor se for plantado. Para a universidade, a invenção poderá resolver, inclusive, a questão da reciclagem dos celulares. O celular, criado em parceria com uma empresa de alta tecnologia britânica e com a Motorola, é fabricado a partir de polímeros biodegradáveis que se transformam em pó quando enterrados. Para virar flor, cada aparelho vem com uma semente, que só irá germinar quando o telefone for reciclado, ou melhor, plantado.


http://www.eset.com/

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mensagem natalina de Rose de Arruda/MT

Gostei de um tanto da mensagem que recebi da amiga escritora Rose de Arruda/MT, então trouxe para compartilhar com todos

"Seria bom entender um pouco mais a fundo o porque do outro...não apenas odiar...desejar o mal...sem eles terem feito nada...sem sequer saberem eles o porque...quantas pessoas nos desejam o mal...tem sentimentos ruins por nós...e nós nem sabemos porque...sabe, é apenas pelo medo...nada mais do que pelo medo...quando nos sentimos ameaçados...em situação desconfortável...oprimidos pela competitividade social acabamos criando em nossas mentes um "inimigo"potencial...imaginamos que ele possa nos fazer mal ou ameaçar a nossa vidinha...então sem lógica nos transformamos...atacamos...tomamos atitudes brutais e sem sentido contra nossos irmãos...sabe, as vezes desejamos ser os maiores...os melhores...mas ao mesmo tempo sentimos que somos frágeis...que precisamos ser compreendidos...amados e protegidos...atacamos por defesa...atacamos por instinto...por um instinto violento natural do ser humano...o instinto de se defender...porém saiba que só os mansos conhecem a paz...ninguém ataca aquele que não lhe ameaça...façamos o bem...jamais devemos nos levantar contra um irmão...e sim devemos demonstrar carinho...compreensão...entendamos sempre a nossa culpa...sejamos mansos...e então conheceremos verdadeiramente a paz e a justiça...paz e amor!

.
* Magia, aquilo que os céticos chamam de ilusão, os tolos de poder e os sábios de vida.... palavras que para mim seria o verdadeiro significado do Natal! São nas pequeninas coisas da Vida que renascemos e nos reencontramos com o Divino! Assim como para mim o Natal são todos os dias do ano em que vivo, mesmo que você querido amigo (a) seja cético(a), te desejo do fundo da minha alma: Feliz Renovação!"

Rose de Arruda/Cuiabá/MT

ENTÃO É NATAL

Poeira de um tempo

A vida arrasta os chilenos
Nas férias faz calor
As nuvens dançam oscilando entre o sol
O amor do outro lado do mundo
No aguardo, ao trilhar a poeira do tempo
Desvencilham desapegos e saboreiam a caridade
Os homens no Natal degustam o submundo
Contrariando as vestes e humores,
Entretecem com humanidade.


Diana Balis, Feliz Natal, 23/12/2010.



Diana Balis, Feliz Natal, 23/12/2010.

domingo, 19 de dezembro de 2010

“Dedicado a meu pai” - “Velho carro de boi”



“Dedicado a meu pai”
“Velho carro de boi”

O silencio extenuado na chapada
Morre ao cantar dos passarinhos
Que cumprimentam felizes a alvorada
Desnudando o novo dia de mansinho...

Cantiga que traz o passado distante
Do rangido lento sob o céu campestre
Nos restos de um carro de boi errante
Lembranças tecidas na carroceria inerte

O rangido mudo inda evidencia a historia
De trilhas percorridas, em estradas viciosas.
O som da boiada ainda está na memória...
Saudade desfiando as recordações viscosas

Hoje o velho carro de boi, é relíquia esquecida.
Ornando os trôpegos passos dessa ilusória vida.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Video do belíssimo projeto Plantando a paz/Salvador/BA

Projeto do Colégio Estadual Dr. Luíz Rogério de Souza. ESte Colégio está localizado no Suburbio Ferrooviário da cidade de Salvador, Ba.


O NOme do projeto é "Plantando a paz" e tem por objetivo aproveitar áreas não utilizadas de escolas como terrenos baldios e converte-las em algo que seja útil para os alunos.

Nesta escol auma área onde havia apenas mato e lixo, os alunos, professores e funcionários fizeram um multirão e transformaram esta área em uma Horta que agora fornece merenda para os alunos e também cursos de jardinagem.

Depois deste projeto a motivação dos alunos aumentou muito bem com caíram os níveis de reprovação e evasão escolar.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O meu italiano é Francês

O meu italiano é Francês

A vida renasce nas cinzas do queimado sol
O mundo invade a floresta com a espera vil do afeto
E queima meu coração no tempo que passa
A brisa invade meu corpo cedendo ao amor
E a paixão novamente renasce das cinzas.


Diana Balis na França; Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2010.

domingo, 12 de dezembro de 2010

A Porta recheia loucuras - Poemas sensuais - Poemas e Frases - Luso-Poemas

A Porta recheia loucuras - Poemas sensuais - Poemas e Frases - Luso-Poemas

http://lh4.ggpht.com/_h6EnHoegaHE/TNxyzTKyTlI/AAAAAAAAAzM/fJbaYksXhXg/009.jpg

Na tal data...


Naqueles tempos,esperar era sinônimo de esperança: havia esperança em tudo,num futuro melhor para os filhos,num país melhor para todos,apesar de uma dita muito dura de engolir...havia esperança de ser....e não apenas ter...Ah! Naqueles tempos,em que o encanto maior era o de sonhar e ver o sonho se transformar em realidade,por força da perseverança,da coragem e da solidariedade.Tempos não tão longínquos assim, mas que ás vezes parecem tão distantes quando olhamos para o mundo louco de nosso cotidiano.....Esperavamos o natal com os olhos transbordantes de paixão,de alegria e de encanto.Encanto que se confirmava na tão esperada noite,em que a estrela cortava mais uma vez o céu de cada coração trazendo felicidade.Eram tempos não tão livres na expressão, tempos sombrios na política...Mas dentro de nossa alma criança, a liberdade habitava de modo perpétuo , com força renovadora e transgressora.Havia um subversivo mundo cor de rosa em cada criança que germinaria a liberdade anos mais tarde.Na tal data renovadora e transgressora,eramos passaros livres de qualquer amargor.Eramos filhos da esperança!Hoje resta adormecida em cada um de nós daqueles tempos , sementes adormecidas prestes a fecundar o solo árido do cotidiano, polinizando esperança em um amanhã sem guerras,sem drogas,sem fome e sem desigualdades.Essas sementes precisam ser espalhadas por um mundo melhor sempre...quem sabe ,na tal data?
Marcia Tigani_ dezembro 2010


IMAGINE


Imagine que não exista nenhum paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
Imagine não haver países
Não é difícil de fazer
Nada para matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer:
Eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia
Você vai se juntar a nós
E o mundo será como um só
Imagine não possessões
Gostaria de saber se você pode
Não há necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de homens
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo todo
Você pode dizer:
Eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia
Você vai se juntar a nós
E o mundo viverá como um único

A PAZ PERFEITA

Havia um rei que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar numa pintura, a paz perfeita.
Foram muitos os artistas que tentaram.
O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou e teve que escolher entre ambas.
A primeira era um lago muito tranqüilo.
Este lago era um espelho perfeito onde se refletiam umas plácidas montanhas que o rodeavam.
Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênue nuvens brancas.
Todos os que olharam para esta pintura pensaram que ela refletia a paz perfeita.
A segunda pintura também tinha montanhas.
Mas estas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação.
Sobre elas havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões.
Montanha abaixo parecia retumbar uma espumosa torrente de água.
Tudo isto se revelava nada pacífico.
Mas, quando o rei observou mais atentamente, reparou que atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha.
Neste arbusto encontrava-se um ninho.
Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho.
Paz perfeita.
Qual foi a pintura ganhadora?
O rei escolheu a segunda. Sabe por quê?
O rei explicou:
- Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor.
Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração. Este é o verdadeiro significado da paz.

.

====================================
Cortesia: Rose de Arruda/CUiabá-MT/Brasil
====================================

Aconteceu: Domingo D+ no camping do Café da Bugra

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia Internacional dos Direitos Humanos




Direitos Humanos e a Pobreza

Delasnieve Daspet*

.

Dez de dezembro é o dia dos Direitos Humanos.

O que há a ser comemorado?

Há muita fome, muita sede, muita insegurança, muitas guerras, opressões, indiferenças pelo mundo todo. Em todas as pessoas, em mim e em você.

São vários os temas a serem debatidos na ótica dos Direitos Humanos, entretanto, creio que a pobreza é o mais grave problema da violação de tais direitos.

A pobreza é causa e produto, pois aqueles que têm os seus direitos fundamentais negados são, certamente, os pobres, e, em seu bojo vem à discriminação, ao acesso desigual aos recursos, a estigmatizarão social e cultural.

Ainda não se vê a pobreza pelas lentes dos direitos humanos, mas sim, como uma responsabilidade dos pobres, e, os governantes, geralmente, nada fazem.

Os governos e suas políticas erradas para o combate a pobreza são, na minha visão, os grande culpados por esta situação.

Enquanto não houver interesse político, a pobreza continuará, e, os governos que se comprometem, por tratados internacionais, a fazer da pobreza coisa do passado, nada fazem.

Ao contrário, se humilha o pobre. Isso é o que acontece aqui no Brasil. O pobre é humilhado em sua dignidade com as “bolsas” de todos os tipos. O pobre não necessita de caridade e sim de boas políticas públicas e, ações de toda sociedade.

A inclusão não é uma questão de caridade, mas de vontade.

Devemos compreender que os direitos consagrados na Declaração Universal dos Diretos Humanos significam muito pouco para os bilhões de indivíduos que vivem à margem, vulneráveis, com fome, doentes, sem emprego, etc...

Se olharmos a pobreza baseado nos Direitos Humanos poderemos dar independência aos mesmos, ajudá-los a obter conhecimento e condições para regerem suas vidas.

O problema será erradicado quando a educação, a saúde, a segurança e o emprego chegar a todos.

Aí, então, os Direitos Humanos serão aplicados aos indivíduos.

.

E, é em nome dos famintos,

Dos que sentem frio,

Dos que se revoltam,

Dos que morrem abandonados,

Dos que sonham,

Dos que buscam a paz;



Em nome dos que falam em silêncio,

Do olhar aflito,

Dos humilhados pelas esmolas,

Dos que dormem ao relento,

Dos que a fome lhes dói,

Dos que estendem as mãos aflitas,

Dos que gemem de dor

Dos que choram lágrimas de medo;



.

Em nome dos sonhos mortos,

Dos que dormem na chuva,

O sono miserável dos esquecidos,

Ofereço estes versos como um diálogo de paz.

Ofereço a minha voz para que se rebelem

Contra todas as xenofobias e discriminações;

.

Ofereço meu canto de liberdade para que

Todos tenham o direito de ser humano,

E, fiquem livres da opressão, da tirania e do medo;

.

Ofereço minhas mãos para que nos liberem das dores

Da indiferença, das guerras e do terrorismo;

.

Ofereço minha força

Para eliminar as exclusões e injustiças..

Divido meu pão

Com aqueles que a fome destrói;

.

Ofereço o meu cobertor para que se agasalhem

Da chuva e do vento que os acolhe nas ruas;

.



Ofereço meus versos, meu bem maior,

Para a construção de uma herança de paz.

.

Entrego a minha poesia como semente,

Que ela germine na chuva, ajudando a diversidade e a biodiversidade;

.

Entrego minhas canções para que se diluam nos ventos,

Nas águas, nas matas, no fogo, e, enfim,

Aniquile a gaiola, a prisão silenciosa, que atordoa

O invisível!

.

Ofereço meu canto de paz e me associo a harmonia que induz o PAZEAR:

Eu pazeio!

Tu pazeias!

Ele pazeia!

Nos pazeamos!

Vos pazeais;

Eles pazeiam.

.

**Delasnieve Miranda Daspet de Souza

Embaixadora Universal da Paz

no âmbito do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix

Ativista de Causas Humanitárias, Ambientais, Sociais e Culturais

Campo Grande-MS, 05.12.10



http://cercleuniverselambassadeurspaix-dd.blogspot.com/2010/12/10-de-dezembro-dia-internacional-dos.html

http://delasnievedaspet.blogspot.com/2010/12/10-de-dezembro-dia-internacional-dos.html


http://a-internacionalpoetasdelmundo.blogspot.com/2010/12/10-de-dezembro-dia-internacional-dos.html

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Amar é linha - Por quer foste o que tinha que ser

Amar é linha - Por quer foste o que tinha que ser

PROSA NATALINA

Prosa natalina
(Vanda Ferreira)
A felicidade se instala em todas as camadas sociais, e adultos, idosos, jovens e crianças alegram-se em ânimo para viver a comemorativa data natalícia de Jesus Cristo. É mesmo um presente o natal. O Natal é um presente de ouro, coisa duradoura para sempre. O presente se resume na harmonia global pela paz que se instala coletivamente em todos os corações.

Nem me importa mais o fato articulador que não discrimina a ninguém. Creio que Alguém converge o mundo para o bem sem olhar a quem. Natal é especial oportunidade de justiça sentimental. Igualmente somos tocados ao mesmo tempo para desejar voto de paz para o próximo.

Observando os quantos Natais já vivemos, reparamos que há um generoso ponto mundial irradiado aos quatro cantos do mundo no desejo de plenitude nas relações humanas. O generoso ponto aliança e envolve todas as pessoas no presente, (eu, tu, ela e ele, nós, vós, elas e eles) para desejar fartura de coisas boas, por exemplo: felicidades.

Há individualizado contentamento, vestirmos a melhor roupa, e, despidos de avareza, distribuímos o que temos e o que não temos, porque por vezes desprovidos de paz, a distribuímos aos vizinhos, familiares, amigos e estranhos, dizendo :
- “Feliz Natal!”.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vomito - Poemas eróticos - Poemas e Frases - Luso-Poemas

Vomito - Poemas eróticos - Poemas e Frases - Luso-Poemas

Jornada Cultural da ARTPOP


Jornada Cultural da ARTPOP


Jornada Cultural da ARTPOP
Aconteceu no último dia 4, a Jornada Cultural da ARTPOP, em comemoração ao aniversário de 3 anos da Academia. O evento reuniu mais de duzentas pessoas na Casa dos 500 Anos, no Portinho, em Cabo Frio e contou com 10 horas de atividades culturais e acadêmicas. A entrada foi franca e os convidados puderam apreciar várias apresentações artísticas como o Grupo Sorriso Feliz, do Bonequeiro Clarêncio, a dança da Cia Rosa Dermachi, performances, vários cantores e declamadores de poesias, Exposição de Artes Plásticas, Feira Literária com inúmeros lançamentos etc. O evento ainda contou com uma Cerimônia Oficial de Posse onde os seguintes artistas tornaram-se acadêmicos:
RELAÇÃO NOMINAL DOS NEO-ACADEMICOS / 2º SEMESTRE DE 2010
Quadro Acadêmicos Honorários
- Delasnieve Daspet
- Julio Queiroz
- Luis Gondim
- Marcos Vinícius Macedo Varella
- Marilza Castro
- Mario Capelluto
- Messody Benoliel
- Nilza Athayde
- Roberto Pumar Silveira
- Yara Vargas
Quadro Acadêmicos Associativos
- Elvi Vasconcellos
- Marco Color
Quadro Acadêmicos Correspondentes
- Adolph Kliemann
- Anna Elizandra
- Ceiça Esch
- Eduardo Schroeder
- Eunice Routhe
- Fabio Renato Villela
- Geiza Araújo
- Heidir Viana
- Ilka Duarte dos Santos
- Jô Mendonça
- Jorge Nascimento
- Josane Peer
- Maria Alice Antunes
- Mario Rezende
- Monica Stephan
- Nívea Sabino
- Norbert Heinz
- Paola Vannucci
- Simone Cristina da Silva
- Sônia Maria Ferraresi
- Vanyr Carla
- Vera Figueredo
- Yara Mochiaro
- Zezé Barcelos
O evento contou com a presença de Acadêmicos Correspondentes de vários estados brasileiros como São Paulo, Pará, Maranhão, Paraíba, Bahia, Goiás etc. O evento ainda contou com a presença de Presidentes de diversas Academias de Letras e Artes e Instituições Culturais, tais como:
- Sr. Wensceslau Cunha, (Presidente de Academia de Arraial do Cabo);
- Sr. Comendador Jacques Azicoff (Presidente da Academia de Iguaba Grande);
- Sr. Comendador Carlos Alberto Fouraux (Presidentes da Academia da Região dos Lagos);
- Sra. Comendadora Marilza Castros (Presidente do Instituto Bras. de Culturas Internacionais);
- Sra. Comendadora Messody Benoliel (Presidente da Academia Brasileira de Trovas);
- Sra. Comendadora Nilza Athayde (Presidente da Academia de Meio Ambiente);
- Dra. Yara Vargas (Presidente da Academia Guanabarina de Letras)
- Sra. Comendadora Eliane Mariath (Presidente da FALARJ – Federação da Academias de letras e Artes do Rio de Janeiro e da ALAP)
O Presidente da ABRAFARM – Academia Brasileira de Farmácia Militar, oMarquês Dr. Júlio Queiroz, que tomou posse como Acadêmico Honorário,aproveitou a ocasião para homenagear alguns Acadêmicos das Academias da Região dos Lagos com uma lindíssima medalha acompanhada de um belo certificado, em comemoração aos 25 anos de sua Academia. A homenagem que não teve nenhum custo para os laureados, surpreendeu em beleza, delicadeza e por vir em um lindíssimo estojo.
No dia seguinte a ARTPOP presenteou os Acadêmicos com um belo passeio de barco pela região e o final de semana foi encerrado com uma confraternização no Restaurante Bacalhau do Tuga.
A organização do Evento ficou a cargo da Diretora de Eventos Dyandreia Portugal, que contou com o apoio incondicional do Presidente Carlos Alberto, da Secretária Geral Izabelle Valladares e de diversos acadêmicos.
Vejam as fotos do Evento na página da ARTPOP no Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3808959889359740482
Ou no Blog na ARTPOP:

Participação especial no evento Roça de paz: BRENO MORONI / teatro, televisão, cinema

CURRICULUM VITAE



Breno Moroni
"...conheço 36 paises , atravesei o Saara ,os Andes , e os Alpes sempre acompanhado de um monociclo o que salvou a minha vida varias vezes ."


Teatro

“Ressureição” – Ator/ Autor – Petrópolis / 1971
“Escorial” – Ator – Rio / 1972
“Flict s ” – Ator – Rio / 1972
“O Descobrimento do Brasil ” – Diretor – Rio / 1972
“Faça Alguma coisa pelo Coelho, Bicho ” – Ator – Rio / 1972
“Sonhos de uma Noite de Verão ” – Ator – Rio / 1972
“Proezas do Macaco Simão “ – Ator / Rio / 1972
“Macbeth” – Ator – Rio / 1973
“Tosca” Comparsa – Rio / 1973
“Os Meirinhos” – Ass. de Figurino – Rio / 1973
“Lavagem” – Ator – Rio / 1973
“O Eu Desconhecido” – Ator - Rio / 1973
“O Jardim das Borboletas” – Ator – Rio / 1973
“O Gran Circo Gonzaga” – Ator – Rio / 1973
“A Salada” – Ator – Rio / 1974
“Festa, Fundo, Fim – Autor – Diretor – Rio / 1974
“A Noite do Bonfim” – Ator – Rio – 1974
“Antígona” – Iluminador / Ass. de Direção – Rio / 1974
“Descobrimento do Brasil” – Ator / Bailarino – Rio / 1974
“Maria da Ponte” – Ator – Rio / 1975
“O Jogo das Profecias” – Ator / Ass. de cenografia – Rio / 1975
“Teatrinho “ – Autor / Diretor/ Ator – Rio /1975
“Pedreira das Almas” – Ator – Rio / 1976
“Arlequim and Pierrot” – Mímico – Londres Inglaterra / 1976
“Beyond the Golden Age “– Ator/Efeitos Especiais – Londres Inglaterra / 1978
“Monkey” – Ator – Inglaterra / Holanda / Alemanha / Escócia / 1978 / 79
“Johnny Come Again” – Músico – Alemanha / 1978
“Travelling Mission Show” – Ator – Inglaterra / Holanda / Grécia / Itália / Escócia 1978 / 79
“Last Supper” – Ator/Musico/Contra- Regra – Inglaterra/Itália/Alemanha / 1979
“The Castle” – Diretor – Londres Inglaterra / 1979
“And than God send to Noa the rainbow signal no more water, but fire next time” – Autor / Diretor / Londres Inglaterra 1979
“Piccolo Circo Moroni” – Autor / Diretor / Ator – Firenze Itália / 1979 Rio 1992 São Paulo 1997
“Pegou fogo no Circo “ – Ator – São Paulo / 1979
“Hello Good Bye” – Autor / Ator / Diretor – Londres / 1980
“Labirinto Mágico” – Ator – Friburgo / 1980
“Onde Estás” – Autor / Ator – São Paulo / 1980 - Rio 1981
“O Menor Circo do Mundo” – Autor / Ator / Diretor / Rio / Salvador / Aracaju / Fortaleza / Rio das Ostras/ Palmacia / 1982/ Niteroi/ 1983 / Friburgo / 1984
“55555,5 Kabaré Abracadabra” – Autor / Diretor / Ator – Rio / Salvador/ Fortaleza / 1981/82
“Punk-Apocalitico-Circense” – Ator/ Autor/ Diretor – Rio / 1982
“O Percevejo” – Direção de corpo e técnicas circences – Rio / 1982
“Um Segundo ... O Menor Circo do Mundo” – Diretor/Autor/ Ator – Rio 1983
“Kabaré Breno Moroni – Show Crise Internacional Autor/ Ator / Diretor – Rio / 1983
“O Menor Circo do Mundo, do 3° Mundo” – Autor / Diretor – Rio / 1984
“Vem aí Pastelão” Ator / Diretor / Autor – Friburgo / 1984
“Paixão de Cristo” – Ator – Rio / 1983 / 84
“São Jorge Defensor da Fé” – Ator – Rio 1993
“A Cidade de Pedro” – Autor / Diretor / Ator – Petrópolis / 1994
“Ham-let” – Efeitos Especiais cenicos – Rio / 1994
“Fumanchu Assassino de Prostitutas” – Ator – Rio/ 1995
“A Múmia de Jesse James” – Ator- Rio / 1995
“Star Track, a ira de Khan” – Ator – Rio / 1995
“Nosferatus” – Ator – Rio / 1995
“Balé Bólstoi, Ivan o Terrível” – Ator – Rio / 1995
“Tem Cucaracha no Tabuli” – Ator – Rio / 199
“Fulustreca Paspalhão” – Ator – Rio/ 1995
“Pagaras com a tua Alma” – Ator – Rio/ 1995
“Chapéuzinho Amarelo” – Ator – Rio / 1995
“O Rei de Copas” – Ator – Rio / 1995
“O Corcunda de Notre Dame” – Diretor- Rio/ 1996
“Frankstein” – Ator – Rio/ 1996
“A Lenda de Urbano” – Diretor – Brasilia / 1998
“A Controversia” – Ator – Curitiba/ P.Alegre/ BH / S.J. Rio Preto / Outros
“Chá Cultural”- Autor / Diretor – Rio / S.J Rio Preto / 2001
“A Lição” – Adaptador / Diretor – Rio 2003
“Salada Mista” – Autor/ Diretor/ Ator / Portugal 2006
“Serrada da Velha” – Autor / Diretor / Ator / Portugal 2006
“Les Garçons – Autor/ Diretor / Ator / Portugal 2006
“O Julgamento de Judas” – Autor / Diretor / Portugal 2006
“Minho em Festa” – Ator – Ponte de Lima / Portugal 2006
“Vila Ponte de Lima” – CoAutor / CoDiretor / Portugal 2006
“Procura-se Artista para Morango” – Autor/ Diretor / Portugal 2006
“Don Giovanni” – Opera - Ator / Espanha
“Os Corcundas” – Autor/ Co Diretor/ Ator / Ítalia Portugal 2007/08
“Faça me Rir” – Autor/Diretor Portugal 2009



TELEVISÃO

“JOÃO DA SILVA” – NOVELA TV EDUCATIVA – ATOR/ MÍMICO – RIO /1974
“JUST IN CASE” - VÍDEO TV PARA TEATRO – ATOR – LONDRES /1978
“PROGRAMA DE VARIEDADES – VOX OF KENYA – COMEDIANTE – NAIROBI /1980
“É O CIRCO – TV CULTURA – ARTISTA CIRCENSE – SÃO PAULO / 1980
“PROGRAMA SÍLVIO SANTOS” – TVS – ARTISTA CIRCENSE – SÃO PAULO/1980
“CATAVENTO” – TVS – ARTISTA CIRCENSE – RIO/ 1980
“FANTÁSTICO NATAL” – TV CIDADE – ATOR – FORTALEZA/1982
“GLOBINHO” – TV GLOBO – ATOR- RIO/ 1982
“VOANDO COM OS PÉS NO CHÃO” – TV EDUCATIVA – ATOR – RIO/ 1982
“FANTÁSTICO” – MORAES MOREIRA – TV GLOBO – ATOR CIRCENSE – RIO/ 1983
“COMETA LOUCURA” – TV GLOBO – ATOR CIRCENSE – RIO/ 1983
“BOCA A BOCA” – TV BANDEIRANTES – ATOR/ MUSICA – RIO/ 1982
“PROGRAMA TEATRAL INFANTIL” – TV EDUCATIVA – ATOR – RIO/ 1983
“ABERTURA DA NOVELA CHAMPANGNE”- TV GLOBO – RIO/ 1983
“PROGRAMA DANIEL AZULAY” - TV BANDEIRANTE ATOR – RIO/ 1984
“MANCHETE SHOPPING SHOW” – TV MANCHETE – ATOR – RIO/ 1984
“CIRCO ALEGRE DO CAREQUINHA” – TV MANCHETE – ARTISTA CIRCENSE ‘ RIO 1984
“A MARQUESA DE SANTOS” - TV MANCHETE - ATOR – RIO/ 1984
“O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO – TV GLOBO/ TV EDUCATIVA – ATOR – RIO/ 1984
“ACREDITE SE QUISER” – TV MANCHETE - ATOR - RIO/1984
“ARMAÇÃO ILIMITADA” - TV GLOBO – ASSESSOR TÉCNICO- RIO/ 1985
“NOVAS DO PLANETA” – VíDEO / TV – ATOR MÍMICO – RIO/ 1985~
“FANTASIA” – TV EDUCATIVA – ATOR - RIO/ 1985
“SOM MAIOR” - TV MANCHETE - ATOR / APRESENTADOR – RIO / 1985
“ABERTURA DA NOVELA DE QUINA PRA LUA” - TV GLOBO - ATOR – RIO / 1985
“MIELE E CIA” – TV MANCHETE – ATOR – RIO / 1985
“MENSAGEM DE ANO NOVO” – HOMEM MACACO – TV GLOBO – MÍMICO – RIO / 1985
“O MURO” – VIDEO / TV ATOR MÍMICO – RIO/ 1985
“LUPULIMPINCLAPLATOPO” – TV MANCHETE – ATOR – RIO/ 1986
“CARLOTA MAGICA” – TV MANCHETE – ATOR – RIO/ 1986
“CAMPANHA CONTRA A VIOLENCIA INFANTIL” - TV GLOBO – ATOR – RIO / 1986
“CUBA LIBRE” – VÍDEO/ TV – HAVANA CUBA /1986
“NOSSAS VIDAS” – TV BANDEIRANTES – ATOR – RIO/1987
“ABERTURA MEIO AMBIENTE URGENTE” – TV BANDEIRANTES – ATOR – RIO / 1987
“IGOR, UMA AVENTURA NA ANTARTIDA” – TV MANCHETE – LOCUTOR- RIO / 1987
“ABERTURA DA NOVELA SASSARICANDO” – TV GLOBO – ATOR – RIO/ 1987
“FANTÁSTICO” – TV GLOBO – ATOR/ LOCUTOR – RIO/ 1987
“ABERTURA” – ESPORTE POR ESPORTE – TVE – ATOR – RIO/ 1987
“PROFISSIONAIS DO ANO” – TV GLOBO – ATOR MÍMICO – RIO/1988
“FUNDAMENTAL É A VIDA” - VÍDEO – TV/ UFRJ – ATOR – RIO/ 1988
“ Risco Industrial “- Video – Ator – Rio /1989
“ Aberturas e vinhetas TV PIRATA – TV GLOBO – Ator – Rio 1988
“ Abolição” – TV GLOBO – Rio 1988
“ Radial BRENO MORONI – TV RIO- Ator / Apresentador – Rio 1980
“ Abertrura” Fanático TV Pirata” – TV GLOBO – Ator – Rio 1988
“Novela “ Olho por Olho” – TV MANCHETE – Ator – Rio 1988
“Abertura “ Domingão do Faustão” – TV GLOBO- Ator – Rio / 1988
“Abertura “ Salvador da Pátria – TV GLOBO – Ator- Rio / 1988
“Abertura “ Que Rei sou eu ? – TV GlOBO – Ator – Rio 1989
“Vinheta “ Dia Nacional da Culturta ‘ – TV EDUCATIVA – Ator – Rio 1989
“ Restaurantes” – Vídeo – Ator – Rio 1989
“ Quando o Crioulo Dança’ – Vídeo- Ator – Rio 1989
“ Recrutamento e seleção” – Vídeo – Ator – Rio 1989
“ Advogado do Diabo” Hans Donner – TV EDUCATIVA –Entrevistador-Rio 1989
“ Made for Tv “ – Vídeo- Ator – Rio 1989
“ Abertura da Novela “ Sexo dos Anjos” – TV GLOBO – Ator – Rio 1989
“ Elephant in Rio – Video – Autor / Diretor / Ator – Rio 1989
“ Progama Linha Direta” – TV GLOBO – Ator – Rio 1990
“ Fronteiras do Desconhecido “O Homem que Semeava Luz “ – TV MANCHETE – Ator – Rio 1990
“ Abertura “ O Dono do Mundo ‘ – TV GLOBO – Ator – Rio 1990
“ 25 Anos de Trapalhões” – TV GLOBO – Ator – Rio 1991
“ Paralamas do Sucesso “ – Video Clip – Doublé- Rio 1991
“ TV PV” – Ator – Caxias 1992
“ Sirkis – TV PV – Ator – Rio 1992
“ Escolinha do Professor Raimundo” – TV GLOBO – Ator 1992
“ Abertura “ 1 é pouco, 2 é bom e 3 ...” – TV MANCHETE – Ator – Rio 1993
“ Pegadinha do Faustão “ – TV Globo – Ator – Rio 1993
“ Castrol” – Vídeo – Ator – Rio 1993
“ Familia Brasil” – Tv Manchete – Ator – Rio 1993
“ Novela “ A Viagem “ – TV GLOBO – Ator – Rio 1994
“ Programa “ Noções de coisas” Rede de Escola- Ator – Rio / 1994
“ Brasil Link” – TV A – Rio 1994
“ Golden Cross” – Video – Ator / Apresentador – Rio 1996
“ A Justiceira” – TV GLOBO – Ator – Rio 1996
“ Novela “ Vira Lata” – TV GLOBO” – Rio 1996
“Abertura “ Salsa y Merengue” – TV GLOBO – Ator – Rio 1996
“ Serviço Social” Tv Zero – Ator – Rio 1997
“ Seriado de ,Mulher” – TV GLOBO – ATOR – Rio 1997
“ A turma do Perere” - Tv Educatva – Ator – Rio 1998
“ Malhação” – TV GLOBO – Ator – Rio 1999
“ Linha Direta “ – TV GLOBO – Ator - Rio 1999 / 2000 / 02
“ Zorra Total “ – TV GLOBO – Ator – Rio 1999 / 2000 / 01 / 02 / 03
“ A Guerra dos Pintos “ – TV BAND – Ator – RIO 1999
“ Angel Mix” – TV GLOBO – Ator – Rio 1999
“ Haja Saúde “ – Video – Ator - Rio 2000
“ Você Decide” – Ator – Rio 2000
“ Uga-Uga” – TV GLOBO – Rio 2000
“ Treinamento de Policiais – Vídeo – Rio 2000
“ A Questão dos Sem Terra no Brasil “ – Vídeo – Rio 2000
“ Quarto de Brinquedos “ – TV MULTI RIO – Rio 2000
“ Bambulua “ – TV GLOBO “- Ator – Rio 2001
“ Turma do Didi’ – TV GLOBO – Ator – Rio 2001
“ Um Anjo Caiu do Céu” – TV GLOBO – Ator – Rio 2001
“ Filhas da Mãe “ – TV GLOBO – Ator – Rio 2002
“ Desejo de Mulher” - TV GLOBO – Ator – Rio 2002
“ Domingo Legal” – SBT – Ator – Rio 2002
“ Sítio do Picapau Amarelo “ – TV GLOBO – Ator – Rio 2002
“ O Clone “ – TV GLOBO – Ator – Rio 2002
“ 100 Anos dos Sertões “ – GNT – Ator – Canudos 2002
“ Vale Todo “ – TELEMUNDO – Ator – Rio 2002
“ SMS ‘ – MULTIRIO – Ator Mímico – Rio 2002
“ Esperanza “ – TV GLOBO – Ator – Rio 2002
“ Kubanancan “ – TV GLOBO – Ator – Rio 2003
“ Pra mim chega” – Video – Ator – Rio 2003
“ Xuxa no Mundo da imaginação “ – TV GLOBO– Ator – Rio 2003 / 04
“ Chocolate com Pimenta “ – TV GLOBO – Ator – Rio 2003
“ Um só coração “ – TV GLOBO – Ator – Rio 2004
“ Sob Nova Direção” – TV GLOBO – Ator – Rio 2004
“ O Trem no Brasil, Ontem, Hoje, Imagine Amanhã” – Vídeo – Ator – Rio/ 2005
“ A República” RTP Ator Portugal 2010



CINEMA

“ Os Homens que eu tive “ – Ator – Rio1972
“ Ainda agarro esta Vizinha” – Ator – Rio 1972
“ A Face e a Máscara “ – Ator Protagonista – Rio 1974
“ Le cirque “ – Ator mímico – Londres 1978
“ Asa Branca” –Double – São Paulo 1978
“ É o circo de Novo “ – Ator circense – São Paulo 1979
“ Janio a 24 quadros “ – Ator – São Paulo 1979
“ Colman, o Sonho e a Realidade “ – Ator – São Paulo 1979
“ Abracadabra” – Ator – Rio 1981
“ O País do Carnaval” – Ator – Rio 1981
“ O Cavalinho Azul “ – Ator – Rio 1983
“ Bras Cubas “ – Ator – Rio 1985
“ Com licença eu vou à luta” – Double – Rio 1985
“ Areias Escaldantes” – Ator – Rio 1985
“ O Muro, o Filme “ – Ator Protagonista – Rio 1985
“ Ópera do Malandro” – Ator – Rio 1985
“ Hell Hunters” – Ator – Rio 1985
“ Um Dia ... Maria “ – Ator – Rio 1986
“ Fronteras – Ator Protagonista – Rio – 1986
“ Manoushe” – Ator Protagonista – Rio 1987
“ Pagu” – Ator – Rio 1987
“ A lei do Boi” – Ator – Rio 1987
“ Si tu va a Rio” – Ator – Rio 1987
“ Abismo de espumas” – Ator Protagonista – Rio 1987
“ Morangos Mofados “ – Ator Protagonista – Rio 1987
“ Histórias dos anos 80” – Ator Protagonista / Ass. Direção – Rio 1987
“ Prisioner of Rio” – Ator – Rio 1987
“ Aluga-se um apartamento “ – Ator – Rio 1987
“ Super-Héroi trapalhão – Ator – Rio 1988
“ 1º de Abril Brasil” – Ator- Rio 1988
“ Hai Kai( Micrometragem ) – Ator – Rio 1988
“ Princesa Xuxa e os trapalhões” – Ator – Rio 1989
“ Sermões, a História de António Vieira – Ator – Rio 1989
“ Oceano Atlantis” – Ator – Rio 1989
“ The Fifth Monkey “ – Ator – Rio 1989
“ O Mistério de Robin Hood – Ator – Rio 1989
“ Les Chevaliers aux Yeux Verts” – Ator – Rio 1989
“ Uma Escola Atrapalhada” – Ator – Rio 1990
“ Assim na Tela como no Céu “ – Ator – Rio 1990
“ Kick Boxer III “ – Ator – Rio 1992
“ Le Histoire D’O” – Ator – Rio 1992
“ Boca de Ouro “ – Ator – Rio 1993
“ Buttterfly” – Ator – Rio 1993
“ As Meninas”- Ator – Rio 1995
“ O Guarani” – Ator – Rio 1995
“ Sambólico” – Ator – Rio 1995
“ Policarpo Quaresma” – Ator – Rio 1996
“ Vox Populi “ – Ator – Rio 1997
“ Não me Condenes até que me Explique” – Ator – Rio 1997
“ Histérica “ – Ator –Brasília-1998
“ O Tronco” – Ator – Pirinópolis 1998
“ Impérios” – Ator – Brasilia 1998
“ Condenado á Liberdade “ – Ator / Ass. Direção – Brasilia 1998
“ Chatô, O Rei do Brasil “ – Ator – Rio 1998
“ Xuxa Requebra” – Ator – Rio 1999
“ Histórias do Olhar “ – Ator – Rio 2000
“ O Elogio da Loucura “ – Ator – Rio 2000
“ É o bicho” – Ator – Rio 2000
“ Sonhos tropicais “ – Ator – Rio 2000
“ O Entregador de Pizza” – Ator – Rio 2001
“ Prisão” – Ator Protagonista – Rio 2001
“ Ouvi dizer” – Ator – Rio 2001
“ Rua 6 sem numero “ – Ator – Brasília 2001
“ Papa Rua Alguém 5555” Ator- Rio 2001
“ Colher de Chá” – Ator – Rio 2001
“ Vida de Palhaço “ – Ator Protagonista – Rio 2001
“ Sobre AIDS” – Ator Protagonista – Rio 2002
“ Achados e Perdidos” – Ator – Rio 2002
“ Zico o Filme “ – Ator – Rio 2002
“ 1972 “ Ator – Rio 2002
“ A Conspiração do Silêncio” Ator – Belém 2002
“ O Amigo Invisivel “ – Ator – Rio 2002
“ Remissão “ – Ator – Rio 2004
“ Cadeira do Dragão” – Ator Protagonista – Rio 2004
“ Show de Bola” – Ator – Rio 2005
“ Mandrake” – Ator – Rio 2005
“ Anjos do Sol” – Ator – Rio 2005
“ Duas Mulheres” - Ator Lisboa 2009



PUBLICIDADE

“ Skol” – Ator – Rio 1973
“ Galaxy” –Tècnico Atirador de Facas – São Paulo 1980
“ Calendário Pirelli 80 “ – Pirofagista- Foto – São Paulo 1980
“ Shoes Color “ – Ator / Mágico – TV – Rio 1980
“ Porta Retratos ltda. “ – Malabarista – Foto – Rio 1982
“ Mirinda “ – Ator / Malabarista – TV – Rio 1982
“ Revista Noiva “ – MALABARISTA – Foto – Rio 1982
“ Shopping Center Recife “ – Ator / Acrobata – TV – Rio 1982
“ Shopping Center Recife “ ( Natal) – Ator / Monociclista – TV – Rio 1982
“ River , Quanto maior, Melhor “ – Bailarino – TV – Rio 1983
“ Barra Shopping “ ( Dia das Mães ) – Ator – Rio 1983
“ Asa Delta “ – Ator – TV – Rio 1983
“ Precisando de Caracu “ – Ator – Rio 1983
“ Mês do lar “ – Ator Mímico – Rio 1983
“ Barrashopping circo show “ – Ator / Malabarista – Foto – Rio 1982
“ Revista Noiva” – Malabarista – foto – Rio 1982
“ Shopping Center Recife” – Ator / Acrobata – TV – Rio 1982
“ Shopping Center Recife “ (Natal) – Ator / Monociclista Tv – Rio 1982
“ River, Quanto maior, Melhor” – Bailarino – TV – Rio 1983
“ Barra Shopping” ( Dia das Mães ) – Ator – Rio 1983
“ Asa delta “ – Ator – Rio 1983
“ Mês do Lar “ ( Mesbla) – Ator / Mímico – Rio 1983
“ Companhas das Lojas Gabriela “ – Ator e Criação – Cuiabá / 1983
“ Quintas di Rio Coxipo” – Ator – Cuiba 1984
“ Casas Pernanbucanas “ – Doublé – Rio 1984
“ Cassino Rio” – Ator – Rio 1984
“ O copo do Ronald Mc’Donalds” – Ator – São Paulo 1984
“Ypiranga, Mambembão “ – Ator / Mímico
“ Liquidação Viana Leal” – Ator – Tv – Rio 1984
“ Maios Poesi – Ator – rio 1984
“ Guia dp Rock In Rio” – Ator – Rio 1984
“ CB o que tem ? – Ator – TV – Rio 1984
“ CB Eletro “ – Ator – TV – rio 1984
“ CB Natal “ – Ator – Rio 1984
“ JB Classificadaos” – Ator – Foto – Rio 1984
“ Sua nota vale uma nota “ – Ator – Rio 1984
“ Comércio Especializado do Recife” – Ator – Rio 1984
“ Fuji, Adesivo do Dia das Mães” – Ator – Rio 1985
“ 60 Anos do Jornal “ O GLOBO” “ – Ator Mímico – Rio 1985
“ Campanha de Vacinação “ – Ator Palhaço – Rio 1985
“ Papai Noel sem fundo “ – Ator – rio 1985
“ Triscoitos Aguia “ - Ator Malabarista – Rio 1986
“ Hiper quinzena Baratissima” – Ator – Rio 1986
“ Olina” – Ator – Porto Alegre 1986
“ Air Marrocos” – Ator – Rio 1986
“ Yoamoto Home Center” – Ator / Double – Rio 1986
“ Performance I” “ ( Rio Sul ) – Ator Mímico – Rio 1987
“ Performance II ( Rio Sul ) – Ator Mímico – Rio 1987
“ Performance iii ( Rio Sul ) – Ator Mímico – Rio 1987
“ Yogurt Da Xuxa “ Ator – Rio 1987
“ A Ousadia da Forma” – Ator Mímico– Rio 1987
“ Roselle Móveis” – Ator – Rio 1987
“ Guaraná Brasília “ – Ator – Rio 1987
“ Lâmpadas ECONOLUX” – Ator” – rio 1987
“ Móveis Circular “ – Ator – Rio 1987
“ Isso não é um Sonho “ – Rio 1988
“ CB Mímico” – Ator Mímico” Rio 1988
“ Performance IV” ( Rio Sul ) – Ator – Rio 1989
“ Centro Auditivo Telex “ – Rio 1989
“ Performance V “ ( Rio Sul) - Ator – Rio 1989
“ Rio Cine – Festival “- Locutor – Rio 1989
“ Kasa Corretora or Mímico – Rio 1989
“ Campanha Presidencial Leonel Brisola” – Ator – Rio 1989
“ Loureiro Natal” – Ator – Rio 1984
“ Classifone “ – Ator – Rio 1984
“ Tango Rio Sul” – Ator Bailarino – Rio 1890
“ Classificados O GLOBO “ - Mágico – Ator – Rio 1991
“ Dia da Midia” – Ator – Rio 1991
“ IBM” – O Sombra – Rio 1991
“ Raspa – Raspa “ Ator – Recife 1991
“ Telha Ibiturana” – Ator – Rio 1992
“ Pimentel Lopes – A qualidade que você ve” – Ator – Rio 1992
“ Ciclovia” – Ator – Rio 1993
“ Itapuã “ – Ator – Rio 1994
“ Skol Cabral “ – Ator – Rio 1996
“ Super Mercado Continental” – Ator – Rio 1997
“ Petrobras” – Ator – Rio 1997
“ Mímico “ IBEU – Ator – Rio 1999
“ Qualificação Profissional” ( Foto ) – Modelo – Rio 2001
“ Delegacia Legal “ – Modelo – Rio 2001
“ Imetro “ – Ator – Rio 2001
“ Uma mão lava a outra “ – Voluntário – Ator - Rio 2001
“ Cooperativa – Sebrae” – Ator – Rio 2001
“ Big Brothers’ – Ator – Rio 2002
“ Nova Skincariol” – Assistente – Rio 2003
“ BMW” – Ator – Rio 2004
“ Ponto Frio Bonzão” – Ator – Rio/ 2005
“ Caixa Geral de Depositos” - Ator - Lisboa/ 2009



Shows

“ Pub Show” – Bailarino – Londres 1976
“ Funga” – Performer – Ator – Londres 1976
“ Mágica and Mime” – Performer – Mímico – Londres
“ The Nuts From Brazil” – Ator Performer- Londres 1977
“ Clown Show” – Performer – Inglaterra – Alemanha – Escócia 1977 / 78/ 79
“ Horror Show’ – Performer – Autor – África do Sul – 1979
“ Vitória Pub” – Performer – Autor – São Paulo 1979/80
“ Dama da Noite “ – Performer – Autor – São Paulo 1980
“ Blue Marlin Hotel” – Performer – Autor – Diretor – Mombassa, Kenya 1980
“ Senzala Hotel” – Performer – Autor – Diretor – Mombassa, Kenya 1980
“ New Stanley Hotel” – Performer – Nairobi, Kennya 1980
“ Colégio Brasas” – Performer – São Paulo 1980
“ Ilha Pochar Club” – Artista Circense – São Paulo 1980
“ Hydra Show” – Performer – Autor – Diretor – São Paulo 1980
“ Domingo em Festa “ – Performer – Ibirapuera , São Paulo 1980
“ Centro de Cultura Operária “ Performer – São paulo 1980
“ Seriadades” Autor – Ator – Diretor – São Paulo/ Rio 1980 / 81
“ Saudação á Mãe áfrica” – Piróténico – Autor / Diretor – Rio 1981
“ Show Câmara Escura” – Ator – Rio 1981
“ Comédia Punk Circense” – Ator – Rio 1981
“ Manchete – Garota da Moto “ – Rio 1981
“ Escolinha de Palhaço” – Ator - Rio 1981
“ Veneno da Madrugada” – Ator – Rio 1981
“ Circo Abracadabra” – Ator – Petrópolis 1982
“ Acorrentados pelo Circo “ – Ator – Rio 1982
“ Blu-Blu Pin Up” – Ator – Rio 1982
“ Cassino Volante” – Ator – Rio 1982
“ Aracajaca” – Ator – Aracaju 1982
“ Hotel Holiday Inn “ – Ator – Rio 1982
“ 1º Encontro da Kaus” – Ator – Rio 1983
“ Barrashopping Circo Show” – Autor / Ator/ Diretor – Rio 1983
“ O Circo da Noite” – Autor / Diretor / Ator – Rio 1983
“ Marina Barra Clube” – Ator / Diretor – Rio 1983
“ O Atleta do Joquei Club” – Ator / Diretor – Rio 1983
“ Yes Brasil” Ator / Diretor / ator / Doublé – São Paulo 1983
“ Reveillon no Jazzmania” – Ator Performer – Rio 1983
“ Latitude 2001” Autor / Diretor /Ator – Rio 1984
“ Show de Natal TV Educativa”- Ator Performer – Rio 1985
“ Aquarius Acqua – Loco Show “ – Autor / Diretor / Ator – Friburgo 1984
“ 29 º Aniversário do Banco Do Brasil “ – Ator – Rio 1991
“ Favela da Maré” – Ator / Diretor – Rio 1991
“ Frei Luiz – Ator – Rio 1991
“ Marina Porto” – Ator – Itacuruça 1994
“ O Tesouro Perdido de Cunhambebe” – Ator – Angra dos Reis 1997
“Monsieur Boncú” – Ator – Rio 1999
“ Gigantes da Lira” – Ator – Rio 2002






Musicais

“ Rosa Maria” – Lançamento – Ator – Rio 1981
“Arrigo Barnabé” – Ator – Rio 1983
“ Robertinho do Recife: Rock é Fogo” – Ator / Pirot´rcnico – Rio 1983
“ Sidney Mattos e Bia Bedran” – Show – Ator – Rio 1983
“ Olivia Hime” – Show Máscara – Ator – Nitéroi 1984
“ Juju faz de Conta” – Show – Ator – Rio 1984
“ Mariana Aventureira” – Interprete – Rio 1984
“ Isidoro Paim” – Interprete – Rio 1984
“ Mágica John” – Interprete – Rio 1984
“Ritchie “ – Video Clip: A Mulher Invisivel – Rio 1984
“ Show Dia do Trabalhador “ – Rocinha – Apresentador – Rio 1991
“ RC II e As Domésticas” – Autor / Diretor – Petropolis 1994
“ Sheila Qintaneiro “- Ator – Buzios 1997
“ Circo Voador” (Várias Bandas) – Rio 1981/86/87/2005



Circo

“Academias Piolin de Artes Circenses “ – Tony Soire / Cama Elástica / Malabarismo / Contorção / Chicote / Monociclos / Dandes / Reprises –
São Paulo 1979/80
“ Real Circo Show” ( Circo Tangara) – Tony Soire / Cama Elástica / Chicote / Pirotecnia/ Faquirismo – São Paulo 1979
“ Circo Voador” – ( Ver Teatro )
“ Circo Planetário da Gávea” – ( Ver teatro )
“ Circo Delirio” – (ver teatro)
“ Circo Nerino Sesc Pompeia “ – Artista Circense – São Paulo 1997
“ American Circo “ – Palhaço – Rio 2001



Festivais

“ Festival de Teatro Medieval” – Ator – País de Gales 1976
“ Silver Jubille Festival” – Performer- Londres Inglaterra1976
“Convent Garden Festival” – Ator / Performer – Londres Inglaterra 1977 / 78
“Fringe Festival “ – Ator / Iluminador –Edimburg Escócia 1977/ 78
“ Festival Medieval e Teatro Popular “ – Ator – Zakintos, Grécia 1978
“ Festival of Fools” – Ator – Holanda 1978
“ Festa Della Dona” – Ator / Performer / Músico – Itália 1978
“ Festival Teatro , Pane,Circo” – Organizador Geral – Itália 1978
“ Festival das Artes” – Ator – Rio das Ostras 1981
“ Conclave do Sol” – Ator – Rio 1982
“ Festival Punk “ – Faquir – Rio 1983
“ II Festival de Teatro de Rua” – Autor / Ator / Diretor – Paraty 1983
“ Festival de Cinema de Gramado “ – Gramado 1986
“ Festrio “ – Ator – Rio 1984 / 85 / 86 / 87 / 88
“ 89º Festival Del Nuevo Cine Latino Americano” – Ator – Havana, Cuba 1986
“ V Rio Cine Festival “ – Apresentador – Rio 1988
“ VI Rio Cine Festival – Apresentador- Rio 1989
“ IV Bienal do Livro” – Ator / Ventriloquo
“ XIX Festival de Teatro da FETAERJ” – Jurado – Arcozelo 1996
“ Festival Internacional de Jardins - Autor/ Diretor/ Ator – Ponte de Lima/ Portugal 2006
“ Festival Medieval” Viana do Castelo/Ponte de Lima/Vila Praia d´Ancora 2008
“ Festival Imaginarius- Santa Maria da Feira” Autor/Diretor/ator Portugal 2008








Eventos

“ Paradas de Divulgação” – Performances- Varios locais 1976/2010
“ Firework Event “ – Pirofagista – Londres Inglaterra 1977
“ Poesias Fátima Nobrega” – Ator – Rio 1992
“ Eco 92” – Ator / Diretor / Faquir – Rio 1992
“ Eco 92” Oticrexe- Autor / Diretor – Rio 1992
“ Eco 92” – Bush Shoes” – Autor / Diretor – Rio 1992
“ Pedaloco e Pedestrão” – Ator – Rio 1993
“ Desarmamento Infantil” – Autor / Diretor/ Ator – Itaipava 1994
“ Brincando no Via Parque” – Ator – Rio 1994
“ Festa da Cadeira “ – Autor / Diretor / Petropolis
“ Criança Sorriso” – Apresentador / Diretor – Petropolis 1994
“ Festa de Abertura “ – Teatro Municipal de Petrópolis – Diretor – Petrópolis 1994
“ Menino Artista de Rua “ – Autor / Diretor – Petrópolis
“ Projeto One to One” – Diretor – Petrópolis 1994
“ 100 Ipanema ‘ – Ator / Diretor 1994
“ Seis e pouco” – Ator – Petrópolis 1994
“ 1 Prémio Sharp’ – Apresentador / Mímico – Rio 1995
“ Globo Informação em tempo Real “ - Locutor / Apresentador – Rio 1995
“ Concurso Miss Garota Tuerj” – Ator – Rio 1995
“ 10 Aniversário CCBB” – Rio 1995
“ Soul Rave” – Ator – Rio 1996
“ Hippotamus” – Ator – Rio 1996
“ Net Ipanema” – Ator – Rio 1996
“ Ciclovia Rubro Negro “ – Ator – Rio 1996
“ Ciclovoa João Saldanha” – Ator – Rio 1996
“ Multi Sedução” – Diretor – Rio 1996
“ Ciclovia Mane Garrincha “ – Ator – Rio 1996
“ Net Marisa Monte “ – Ator – Rio 1996
“ Kodak Proimage” – Ator – São Paulo 1997
“ ABC do Ciclista” – Ator – São Paulo 1997
“ Pirelli “ – Ator – São Paulo 1997
“ Catum Pócótó” – Apresenatdor – São Paulo 1997
“ Avon Club Mediterrane “ – Ator – Angra dos Reis 1997
“ Hallowenn” – Ator – São Paulo 1997
“ Banco l ” – Ator – São Paulo 1997
“ Grandiente “ – Ator – São Paulo 1997
“ Dia Internacional dos Direitos Humanos” – Apresentador – Rio 1997
“ Rio Sul Linhas Aéreas’ – Apresentador – Rio 1997
“ Net “ – Ator – São Paulo 1997
“ O Rapto do Papai Noel “ – Ator – Brasilia 1997
“ Skol Cabral” - Ator – Santos / Guarujá / Praia Grande 1997
“ José Cuervo “ – Ator – Buzios 1997
“ Transamérica” – Ator – São Paulo 1997
“ Ponto Frio Bonzão” – Ator – São Paulo 1997
“ Varal de Poesias ‘ – Diretor – Campo Grande ( MS) 1998
“ Labirinto Poético “ – Diretor – Campo Grande ( MS ) 1998
“ Lambe – Lambe ! Mercotrad – Rio 1999
“ Wolkswagen Recreio” – Ator – Rio 2000
“ 51” – Ator – Itaipava 2000
“ Se Correr o Bicho Pega ‘” – Ator – Rio 2000
“ Dia de Combate Diabetes” – Ator – Rio 2000/01
“ 50 anos Piraque” – Ator – Rio 2000/ 2001
“ Talk Show” – Casa de Petrópolis – 2001
“ Festa do Apagão” – Pirotécnico – Rio 2001
“ Iguatemi, 3 Dias e ½ de Loucura “ – Ator Rio 2001
“ Dia da Criança, Cremerie” – Petrópolis 2001
“ Halloweenn Club Naval” – Autor / Diretor – Rio 2001
“ Direitos Humanos “ – Autor / Diretor 2001
“ FIRJAN” – Autor / Diretor – Rio 2001
“ Mostra de Teatro da Cidade “ – Ator / Autor / Diretor – Petrópolis 2002
“ Convivendo bem com a Diabetes” Ator / Diretor – Rio 2002
“ Vila União da Paz” – Ator / Diretor – Rio 2002
“ Quissa Fest “ – Ator / Diretor – Quissamã 2003
“ Sobre as Ruinas do Capital Germinará a Liberdade “– Ator / Diretor 2003
“ Circo e a Criança Surda” Apada – Niteroi 2004
“ Companhia Voadora” - Circo Voador – Autor/ Diretor / Ator Rio 2005
“ Ponto Frio” – Ator – Rio 2005
“ Circo e a Criança Surda “ APADA – Nitéroi/ 2005
“ Ato Solidário a Piero Mancini –Apresentador – Rio/ 2005
“ Natal no Hospital Prisional de Caxias”- Cenotécnico – Lisboa/ 2005
“ Encontro de Estrelas” – Ator/ Autor / Diretor – Ponte de Lima/ 2006
“ Feira Medieval” – Ator – Vila Praia de Âncora – Portugal/ 2006
“ Feira do Livro” – Ator – Ponte da Barca - Portugal 2006
“ Os Jardineiros” Festival Internacional de Jardins - Autor/ Diretor/ Ator – Ponte de Lima/ Portugal 2006
“ CRIARTE” – Centro de Reabilitação” – Ator/ Diretor – Ponte de Lima/ Portugal 2006
“ Liga Portuguesa Contra o Cancro” – Ator - Ponte de Lima/ Portugal 2006
“ O Mundo é uma Bolha de Sabão” – Ator – Braga / Portugal 2006
“ Labirinto Teatral “ - Ator – Baião / Portugal 2006



Teatro de Rua

“ Lunch Time Entertrainment “ Convent Garden – Performer – Londres 1977
“ The … Nuts Come From Brazil” – Performer – Inglaterra 1977
“ Travelling Breno” – Performer – EUA/Mexico/Colombia/Equador/Peru/Bolivia
“ Travelling Breno and Bim” – Performer – Grécia/ Kénia 1980
“ 19 de Abril “ – Performer – Guarapari 1982
“ Abracadabra Sensibiza o Prefeito “ – Salvador 1982
( Algumas das peças apresentadas em teatro, também o foram na rua )



Escolas que frequentou:

“ Importância do Gesto na Comunicação” –Nayse Nazaré – Rio 1971
“ Teatro na Educação “ Secretaria de Educação – Rio 1971
“ Escola de Teatro da FEFEIG’ – Formação de Ator – Rio 1972 / 73 / 74
“ Curso de Mímica” Rolf Shar – Rio 1973
“ Curso de Dança “ SDNEK HAMPL – Rio 1974
“ Escola de Teatro da FEFIERJ” – Curso de Cenografia – Rio 1976
“ Olimpic Ginastic” Bethnal Green Institute – Londres Inglaterra 1976
“ Mime Class “ The City Lit” – Londres Inglaterra/ 1976
“ Movement Class “ The City Lit – Londres Inglaterra/ 1976
“ Trampolim class” Polythecnic of London – londres Inglaterra 1976/77
“ Artes Circenses” Oval House – Londres Inglaterra 1976/77/ 78
“Artes Cénicas “ Oval House “ – Londres Inglaterra 1976/77/78
“ École Nationale du Cirque” – Paris França/ 1977
“Circo de Los Muchachos” – Orense Espanha/ 1977
“Circus Scoll” Jubille Hall – Londres Inglaterra/ 1978
“ Academia Piolim de Artes Circenses” – São Paulo 1979/80
“ Circus School” Cape Town South África – 1980
“ Escola Nacional Do Circo “ – Cairo, Egipto 1980
“ Curso de Paraquedismo Civil” – Rio 1982
“ Escola Nacional de Circo – Rio 1983
“ Curso Klaus Viana” – Petit Galerie - Rio 1986
“ Curso Kung- Fu” – São José do Rio Pardo / São Paulo 1986
“ Curso de Pilotagem de Avião “ – São José do Rio Pardo – São Paulo 1986
“ Curso de Roteiro Cinematográfico “ – MAM – Rio 1989
“ Curso de Direção de Arte MAM – Rio 1989
“ Curso de Fotografia de Cinema I MAM – Rio 1989
“ Curso de Assistente Cinematográfico” MAM – Rio 1989
“ Curso de Fotografia de Cinema II MAM – Rio 1990
“ Curso de Arte Fotográfica” – Petrópolis 1993
“ Curso de Fotografia Técnica “ – Petrópolis 1993
“ Curso de Teatro Kabuki” – Lisboa / Portugal 2005



Leccionou em :

- Aulas de Teatro – Colégio Zacarias – Rio 1973
- Aulas de Teatro – Colégio Fish – Rio 1974
- Curso de Teatro - Departamento de Cultura – Petropolis 1974
- Seminário de Teatro – Barribaldi , Itália 1977
- Clown Workshop – Oval House – Londres Inglaterra1978
- Fire – Eating – Oval House – Londres Inglaterra 1978
- Seminário Teatro , Pane e Circo – PCI – Firenze Itália 1979
- Curso Para Double – Casa do Estudante Universitário – Rio 1981 / 82
- O Corpo Do Circo I e II– Circo Voador – Rio 1982 / 83
- O Corpo do Teatro Circo I – Circo Voador – Rio 1982 / 83
- Malabarismo – SASC Pompeia – São Paulo 1982
- O Corpo Do Teatro Circo – Brizolão de Ipanema – Rio 1983
- O Ator e o Universo – Rio 1984
- Escolinha de Palhaço – Rio 1984 / 85
- O Corpo – SESC Nitério 1983
- O Ator e o seu Corpo – Nitéroi 1984
- Clown Workshop – Londres 1985
- Curso de Teatro REATOR– Rio 1996
- Curso de Recapitação Profissional – Campo Grande (MS) 1998
- O Surdo Em Cena – Rio 2001
- O Universo do Ator – Lisboa / Ponte de Lima 2003
- Aulas de Teatro Circo – Circo Voador – Rio 2004
- Técnicas Circenses –- Chapitô – Lisboa /2005
- Atelier de Circo para crianças - Chapitô – Lisboa /2005
- Oficinas de Teatro Circo – Centros Educacionais Bela Vista e Navarro de Paiva – Lisboa 2005
- Curso de Teatro Mediaval – Ponte de Lima – 2006
- Escola de Actores – Ponte de Lima – 2006
- Oficina de Técnicas Circense – Ponte de Lima – 2006
- Workshop de Teatro – Baião - 2006













Dados Pessoais:


Nome Completo – Breno Moroni Girão Barroso

Data de Nascimento – 06 de Fevereiro de 1954

RG – 1 295 942 Instituto Pereira Faustino
CIC – 363 503 547 53
CTPS – 19 059- Série 007 RJ
DRT 51 360

Registro Ministério do Trabalho – 1 710

SATED ( Sindicato dos Artistas e técnicos em Espectáculos e Diversões ) – 4062 Ator / Diretor / Autor / Palhaço / Malabarista / Faquir / Equilibrista / Comedor de Fogo / Contorcionista / Acrobata

STIC ( Sindicato dos Técnicos da Industria Cinematográfica)– 159 – Double / Assistente de Direção Cinematografica

AMAR ( Associação dos Maestros, Arranjadores e Regentes) 892/84 – Interprete

SBAT ( Sociedade Brasileira de Autores Teatrais)– 1410.75 – Autor Teatral

Sindicato do Radialista – 9 185 – Locutor / Apresentador / Animador


Endereço para correspondência no Brasil – Rua Alberto de Campos , 10- B – Apto. 1404
Cep – 22471-020 – Ipanema – Rio de Janeiro
Tel: +5521 2267 0789 ( Recados )

Endereço para correspondência em Portugal –Rua Pedro galego nº 14 1º dto
2670 Santo António dos Cavaleiro-
Lisboa - Portugal
Telm: 93 390 81 89
21 248 80 74

brenomoroni@yahoo.com.br

Skype: breno.moroni

Breno Moroni

Formado como Ator pela Escola de Teatro da F.E.F.I.E.R J. (Rio de Janeiro/1974) e com cursos de especialização em Cinema, Circo, Vídeo, Expressão Corporal, Double.
É registrado no sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro como Ator, Diretor.
Pertence ao quadro do sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica como Assistente de Direção e Técnico em Efeitos Especiais Cênicos (Double).
Na associação de Músicos, Arranjadores e Regentes é registrado na qualidade de Intérprete.
No sindicato dos Radialistas é Locutor, Apresentador, Animador.
É membro da SPA, Sociedade Portuguesa de Autores.
É profissionalizado pela Academia Piolim de Arte Circenses, São Paulo, como Malabarista, Acrobata, Palhaço, Contorcionista, Faquir, Equilibrista e Comedor de fogo.
Até o ano de 2009 trabalhou como artista em 13 países, em África, Europa e Américas.
Participou da montagem de dezenas de peças teatrais, atuando e dirigindo em Português, Inglês, Italiano, Espanhol.
Domina a Língua Brasileira de Sinais (Surdos).
Fez mais de 70 Filmes e muitos foram os seus trabalhos em várias emissoras de televisão.
Trabalhou em Publicidade, Shows e Musicais.
Idealizou e participou de vários eventos (Performances) sempre cheios de forte conteúdo social, uma das suas principais características profissionais.




FILMOGRAFIA BRENO MORONI



“ Os Homens que eu tive “ – Ator – Rio 1972
“ Ainda agarro essa Vizinha ” – Ator – Rio 1972
“ A Face e a Máscara “ – Ator Protagonista – Rio 1974
“ Le Cirque “ – Ator mímico – Londres 1978
“ Asa Branca “ – Double – São Paulo 1978
“ É o Circo de Novo “ – Ator circense – São Paulo 1979
“ Janio a 24 Quadros “ – Ator – São Paulo 1979
“ Colman, o Sonho e a Realidade “ – Ator – São Paulo 1979
“ Abracadabra ” – Ator – Rio 1981
“ O País do Carnaval ” – Ator – Rio 1981
“ O Cavalinho Azul “ – Ator – Rio 1983
“ Brás Cubas “ – Ator – Rio 1985
“ Com licença eu vou à luta ” – Double – Rio 1985
“ Areias Escaldantes “ – ator – Rio 1985
“ O Muro, o Filme “ – Ator Protagonista – Rio 1985
“ Ópera do Malandro ” – Ator – Rio 1985
“ Hell Hunters ” – Ator – Rio 1985
“ Um Dia ... Maria “ – Ator – Rio 1986
“ Manoushe ” – Ator Protagonista – Rio 1987
“ Pagu ” – Ator – Rio 1987
“ A lei do Boi ” – Ator – Rio 1987
“ Si tu va a Rio ” – Ator – Rio 1987
“ Abismo de Espumas ” – Ator Protagonista – Rio 1987
“ Morangos Mofados “ – Ator Protagonista – Rio 1987
“ Histórias dos anos 80 ” – Ator Protagonista / Ass. Direção – Rio 1987
“ Prisioner of Rio ” – Ator – Rio 1987
“ Aluga-se um Apartamento “ – Ator – Rio 1987
“ Super-Herói Trapalhão “ – Ator – Rio 1988
“ 1º de Abril Brasil ” – Ator - Rio 1988
“ Hai Kai “ – Ator – Rio 1988
“ Princesa Xuxa e os trapalhões ” – Ator – rio 1989
“ Sermões, a História de Antônio Vieira “ – Ator – Rio 1989
“ Oceano Atlantis ” – Ator – Rio 1989
“ The Fifth Monkey “ – Ator – Rio 1989
“ O Mistério de Robin Hood “ – Ator – Rio 1989
“ Les Chevaliers aux Yeux Verts ” – Ator – Rio 1989
“ Uma Escola Atrapalhada ” – Ator – Rio 1990
“ Assim na Tela como no Céu “ – Ator – Rio 1990
“ Kick Boxer III “ – Ator – Rio 1992
“ Le Histoire D’O ” – Ator – Rio 1992
“ Boca de Ouro “ – Ator – Rio 1993
“ Butterfly ” – Ator – Rio 1993
“ As Meninas ”- Ator – Rio 1995
“ O Guarani ” – Ator – Rio 1995
“ Sambólico ” – Ator – Rio 1995
“ Policarpo Quaresma ” – Ator – Rio 1996
“ Vox Populi “ – Ator – Rio 1997
“ Não me Condenes até que me Explique ” – Ator – Rio 1997
“ Histérica “ – Ator Brasília -1998
“ O Tronco ” – Ator – Pirinópolis 1998
“ Impérios ” – Ator – Brasília 1998
“ Condenado á Liberdade “ – Ator / Ass. Direção – Brasília 1998
“ Chatô, O Rei do Brasil “ – Ator – Rio 1998
“ Xuxa Requebra ” – Ator – Rio 1999
“ Histórias do Olhar “ – Ator – Rio 2000
“ O Elogio da Loucura “ – Ator – Rio 2000
“ É o Bicho ” – Ator – Rio 2000
“ Sonhos tropicais “ – Ator – Rio 2000
“ O Entregador de Pizza ” – Ator – Rio 2001
“ Prisão ” – Ator Protagonista – Rio 2001
“ Ouvi Dizer ” – Ator – Rio 2001
“ Rua 6 sem número “ – Ator – Brasília 2001
“ Papa Rua Alguém 5555 ” - Ator- Rio 2001
“ Colher de Chá ” – Ator – Rio 2001
“ Vida de Palhaço “ – Ator Protagonista – Rio 2001
“ Sobre AIDS ” – Ator Protagonista – Rio 2002
“ Achados e Perdidos ” – Ator – Rio 2002
“ Zico o Filme “ – Ator – Rio 2002
“ 1972 “ Ator – Rio 2002
“ A Conspiração do Silêncio ” Ator – Belém 2002
“ O Amigo Invisível “ – Ator – Rio 2002
“ Cadeira do Dragão ” – Ator Protagonista – Rio 2004
“ Show de Bola ” – Ator – Rio 2005
“ Mandrake ” – Ator – Rio 2005
“ Anjos do Sol ” – Ator – Rio 2005
“ Remissão “ – Ator – Rio 2007
“ A Paz é Dourada “ – Ator Protagonista – Rio – 2008
" Duas mulheres " - Ator - Lisboa 2009

BRENO MORONI

TEL 2 1 2 4 8 8 0 7 4 LISBOA

9 3 3 9 0 8 1 8 9 PORTUGAL

2 2 6 7 0 7 8 9 RIO DE JANEIRO

SKYPE: breno.moroni
brenomoroni@yahoo.com.br