OBAMA NO PANTANAL!
Nelson Vieira*
visonel@uol.com.br
Nesta época o pantanal está exuberante, tomado pelas águas, uma maravilha sem igual, apesar dos transtornos que acomete aos fazendeiros e a todos os seres que de uma maneira ou outra fazem do pantanal seu habitat.
É uma maravilha sem igual no mundo que vivemos e, talvez fosse bacana mesmo ter o senhor presidente dos Estados Unidos da América, que em visita ao Brasil pudesse ter a oportunidade de aproveitar com seus familiares e conhecer de perto esta fabulosa planície, fonte de riqueza natural.
Sua viagem no país se restringiu de conformidade com a programação, nas cidades de Brasília-DF, onde teve participações atinentes à política de comércio exterior entre os dois países e, também concernente a política mundial, com o Brasil tratando de obter uma vaga no conselho de segurança da Organização das Nações Unidas – ONU, uma aspiração antiga do governo brasileiro, que tenta conseguir o apoio dos americanos.
E, posteriormente o senhor Obama e sua respectiva comitiva foram para o Rio de Janeiro-RJ, para assistir e participar e eventos sociais e políticos naquela cidade, tendo mantido contato direto com comunidade local, no caso, esteve presente na localidade denominada de Cidade de Deus, e participou de ato político no teatro municipal do Rio de Janeiro-RJ.
Em todos locais sempre acorreram grande número de pessoas para poder ver de perto o líder, da ainda maior nação do planeta terra. Nada contra.
Mas com certeza, os senhores encarregados da programação da comitiva presidencial norte americana, privaram, deixaram de proporcionar a autoridade máxima dos Estados Unidos da América, de ver de perto o que é o nosso pantanal e seu potencial de biodiversidade, e o que representa pra o Brasil e para o mundo.
O nosso pantanal cuja natureza privilegiou com fauna e flora exemplar e própria daquela região, numa constante renovação aos olhos dos homens, que aproveitam do seu manancial sui generis a céu aberto, para promover o progresso, explorando a criação de bovinos, equinos, além e outros animais e cultivares (por exemplo, jacarés em cativeiro ou em confinamento), e instalando pousadas para acolher turistas que para lá vão, para in loco sentir o pantanal.
O homem pantaneiro, profundo conhecedor das lides pantaneiras sabe como ninguém usufruir do pantanal, mesmo que volta e meia seja surpreendido pelas águas, uma rotina anual que os acompanha por anos a fio e, que causa alguns prejuízos de monta, mas que ao longo do tempo se exauri, quando em contrapartida surgem as benesses peculiares que o pantanal oferece e os recompensa.
E creiam senhores e senhoras, o senhor Obama não viu e não verá tão cedo o que é o nosso pantanal, patrimônio da humanidade, ao vivo e a cores, uma pena.
O Brasil, graças a Deus tem muito para mostrar a quem for interessado. Aqui nós temos o pantanal. Sim, é claro que o Senhor Obama sabe sobre o pantanal do centro oeste brasileiro. Temos água em abundância e terra idem, entre outros fatores positivos que sobrepõe os negativos. Sendo o pantanal uma dádiva que detemos em nosso território, motivo de ciúmes, uma vez que, amanhã quem tiver acesso ao primordial para manter-se vivo neste caso a água, poderá ter o domínio das ações no campo da sobrevivência.
O tempo passa e o senhor Obama no pantanal, ficará para outro dia, sabe-se quando, porém tudo é possível e em se concretizando será bem recebido, pois queremos divulgar a todos, as belezas do pantanal.
Campo Grande-MS, 20 de março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua significativa contribuição! Volte logo, por sempre. Abraço de mim.