BOA QUINTA-FEIRA
FALTA
Um sonho é te querer,um desejo, devagar te ter.De mansinho gostar de ti. Teu querer entender, sentir sem pressão o teu carinho.
O teu querer,em minha mente vive como alguém, que alijá tem seu ninho.Ideal, é que alí fiques.Impossível viver sem teus carinhos.
Sem eles melhor partir,viver distante.Morrer um pouco a cada instante,se o teu carinho eu,eu não puder sentir.
(Roldão Aires)
Páginas
Somos cultivadores da PAZ, muito bem-vindo(a) a esta cultura!
E D I T O R I A L
ROÇA DE PAZ
2ª EDIÇÃO do Acampamento de Poetas del Mundo.
RELATÓRIO VANDA FERREIRA – DIRETORA DE MEIO AMBIENTE
O projeto "Acampamento de Poetas del Mundo" é inovador e essencial para gerar vantagens ao processo de mudança social e potencializar abrangências à legitimidade das ações em prol da sustentabilidade ambiental.
"Ame a natureza como a ti mesmo" é o slogan da 2ª edição do projeto e foi elaborado com a finalidade de transformar positivamente, tanto no âmbito externo ambiental quanto no interno organizacional de Poetas del Mundo, de seus membros e convidados, passa a propor além dos poetas, também a integração de toda sociedade artística ao contexto da responsabilidade ambiental, somando braços, alertando realidades, propondo mudanças, realizando sonhos.
Roça de Paz foi realizado em janeiro de 2011, em área rural, na sede do Consulado de Poetas del Mundo no entorno rural de Campo Grande, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, com grande empenho da cônsul Vanda Ferreira, que nos coloca como surgiu e é realizado esse trabalho.
Quando assumi o Consulado no entorno rural de Campo Grande, inspirada no Manifesto Universal de Poetas Del Mundo, apresentei à Embaixadora do Fórum Poetas Del Mundo para o Brasil e atual presidente da Associação Internacional Poetas Del Mundo, Delasnieve Daspet, o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo como um programa capaz de propiciar e estender ações variadas para desenvolvimento das atividades da Diretoria de Meio Ambiente da Associação Poetas Del Mundo, assumida por mim.
Devo relatar que o que nos move é o ideal da busca integrada de ações que abranjam todo o contexto artístico e social em prol do crescimento da cultura e da conscientização da necessidade do cuidado com o Meio Ambiente, como fator essencial na conquista da política da PAZ na terra.
Como Diretora de Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul, eu sinto a necessidade de que o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo seja reapresentado à entidade para analisarmos sua funcionalidade e necessidade de extensão para as próximas edições, pois deixa de ser um programa criado pelo consulado, para ser um braço de uma associação de cunho internacional, que integra 117 países, o que agrega a potencialidade de se tornar um grande empreendimento e uma poderosa ferramenta nas causas ambientais, uma vez que as edições anteriores só podem ser consideradas um ponto de partida para uma representatividade maior pelos Poetas Del Mundo, o que nos determina repensar juntos em um sistema eficaz para garanti-la.
Pode-se observar desde a primeira edição a receptividade da sociedade para compartilhar da idéia de trabalhar as causas ambientais, em ambiente natural – gerando uma empatia maior dado ao notório interesse por parte de produtores de diversos segmentos que participaram de nossas ações para a formação de uma aliança em torno do projeto, somando esforços no seu crescimento.
A harmonia existente mapeou a reciprocidade entre os participantes para adesão a esta iniciativa, já não como membros, mas como ativistas, abraçando a causa, o que foi berço de um sentimento de gratidão por todos estarem juntos em torno da nobre meta de lutarmos pela vida, como seres humanos que lançam semente de paz, de esperança, de boa vontade para a continuidade de vida de qualidade, com uma integração responsável ambiental e humana, no planeta Terra.
Vanda Ferreira
Cônsul entorno rural de Campo Grande/MS/BR
2ª EDIÇÃO do Acampamento de Poetas del Mundo.
RELATÓRIO VANDA FERREIRA – DIRETORA DE MEIO AMBIENTE
O projeto "Acampamento de Poetas del Mundo" é inovador e essencial para gerar vantagens ao processo de mudança social e potencializar abrangências à legitimidade das ações em prol da sustentabilidade ambiental.
"Ame a natureza como a ti mesmo" é o slogan da 2ª edição do projeto e foi elaborado com a finalidade de transformar positivamente, tanto no âmbito externo ambiental quanto no interno organizacional de Poetas del Mundo, de seus membros e convidados, passa a propor além dos poetas, também a integração de toda sociedade artística ao contexto da responsabilidade ambiental, somando braços, alertando realidades, propondo mudanças, realizando sonhos.
Roça de Paz foi realizado em janeiro de 2011, em área rural, na sede do Consulado de Poetas del Mundo no entorno rural de Campo Grande, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, com grande empenho da cônsul Vanda Ferreira, que nos coloca como surgiu e é realizado esse trabalho.
Quando assumi o Consulado no entorno rural de Campo Grande, inspirada no Manifesto Universal de Poetas Del Mundo, apresentei à Embaixadora do Fórum Poetas Del Mundo para o Brasil e atual presidente da Associação Internacional Poetas Del Mundo, Delasnieve Daspet, o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo como um programa capaz de propiciar e estender ações variadas para desenvolvimento das atividades da Diretoria de Meio Ambiente da Associação Poetas Del Mundo, assumida por mim.
Devo relatar que o que nos move é o ideal da busca integrada de ações que abranjam todo o contexto artístico e social em prol do crescimento da cultura e da conscientização da necessidade do cuidado com o Meio Ambiente, como fator essencial na conquista da política da PAZ na terra.
Como Diretora de Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul, eu sinto a necessidade de que o projeto Acampamento de Poetas Del Mundo seja reapresentado à entidade para analisarmos sua funcionalidade e necessidade de extensão para as próximas edições, pois deixa de ser um programa criado pelo consulado, para ser um braço de uma associação de cunho internacional, que integra 117 países, o que agrega a potencialidade de se tornar um grande empreendimento e uma poderosa ferramenta nas causas ambientais, uma vez que as edições anteriores só podem ser consideradas um ponto de partida para uma representatividade maior pelos Poetas Del Mundo, o que nos determina repensar juntos em um sistema eficaz para garanti-la.
Pode-se observar desde a primeira edição a receptividade da sociedade para compartilhar da idéia de trabalhar as causas ambientais, em ambiente natural – gerando uma empatia maior dado ao notório interesse por parte de produtores de diversos segmentos que participaram de nossas ações para a formação de uma aliança em torno do projeto, somando esforços no seu crescimento.
A harmonia existente mapeou a reciprocidade entre os participantes para adesão a esta iniciativa, já não como membros, mas como ativistas, abraçando a causa, o que foi berço de um sentimento de gratidão por todos estarem juntos em torno da nobre meta de lutarmos pela vida, como seres humanos que lançam semente de paz, de esperança, de boa vontade para a continuidade de vida de qualidade, com uma integração responsável ambiental e humana, no planeta Terra.
Vanda Ferreira
Cônsul entorno rural de Campo Grande/MS/BR
quarta-feira, 19 de maio de 2010
SOCIOLOGIA (RECEBÍ DA AMIGA SONIA CASTELO BRANCO NAVARRO)
(repasso na íntegra)
"Amigos (as) ,
Teoria para reflexão !!!
TEORIA INTERESSANTE
Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo'. O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe.. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas. ' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D".
Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".
As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para sua total surpresa.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas de uns sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."
Veja abaixo...!
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a." "
"Amigos (as) ,
Teoria para reflexão !!!
TEORIA INTERESSANTE
Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo'. O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe.. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas. ' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D".
Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".
As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para sua total surpresa.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas de uns sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."
Veja abaixo...!
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a." "
Sagrado Cerrado
Nativas esguias
Camponesas gargalhantes
Alegres famílias de Seriemas
Abrilhantam sol primaveril
Dançam no jardim
Flertente balé
Bebo em sagrada fonte
Espirituo poesia
Borboleteio...
Pouso na tarde vermelha.
Mais Seriemas,
Seus cantos e encantos
Temas de cenas.
Divinas rimas
Consagram o cenário
Sagrado cerrado.
(Vanda Ferreira)
Banquete
Lentamente mastiguei,
degustei sabores,
fartura de suculências,
delícias de beira-de-córrego.
E as árvores entoaram canções azuis,
e as aves trinaram em alegria sustenida,
e a sesta digeriu sorrindo:
Verdejante felicidade,
no redondo e profundo estômago
da menina-dos-olhos.
(Vanda Ferreira)
terça-feira, 18 de maio de 2010
Fábula acontecida quando a lua estava nova / Nena Sarti
No bosque da Bugra quando a noite se faz escura, tanto e tanto que deitada na rede sente-se sua espessura, mãe curuja vela suas filhotas, pois as "espertinhas", iguais à mãe, dormem de dia e adoram brincar a noite.
- Bruu, bruu, bruu!
- O que foi isso mãe?
- É o barulho da noite com medo do escuro. A lua está nova, tem medo de se mostrar nua. Coisas de mocinha. Quando acabar o ciclo lunar, ela em cio, explode em cheio, em prazer derrama-se.
- Aí a noite não tem mais medo né, mãe?
- Sim, não terá. A lua cheia abastece a terra em luz. A noite passará sem perceber o escuro que assusta.
- Uuuuuuuuuuuuuuu!
- O que foi isso, mãe?
- Eu, cantando pra vocês, minhas lindas!
- Podemos brincar, mãe?!
- Sim, filhinhas, mas não vão virar a cabeça, vocês são tão novas quanto a lua.
Moral: As morais são tantas que a opção é tua.
Nena Sarti
- Bruu, bruu, bruu!
- O que foi isso mãe?
- É o barulho da noite com medo do escuro. A lua está nova, tem medo de se mostrar nua. Coisas de mocinha. Quando acabar o ciclo lunar, ela em cio, explode em cheio, em prazer derrama-se.
- Aí a noite não tem mais medo né, mãe?
- Sim, não terá. A lua cheia abastece a terra em luz. A noite passará sem perceber o escuro que assusta.
- Uuuuuuuuuuuuuuu!
- O que foi isso, mãe?
- Eu, cantando pra vocês, minhas lindas!
- Podemos brincar, mãe?!
- Sim, filhinhas, mas não vão virar a cabeça, vocês são tão novas quanto a lua.
Moral: As morais são tantas que a opção é tua.
Nena Sarti
Entorno ciliar
Pequeninas árvores cravadas no barranco
Se estendem sobre o céu d’agua;
Praça de diversão, parque do namoro,
Encontros não-casuais;
Céu de passarinhos, molhado de frescor
Cores são vivos seres;
Teatro sinfônico, galhos instrumentais
Arranjam alegrias:
Eterno Vai-e-vem
Sóis e luas, ventos e chuvas
passam, repassam...
Córrego condomínio abriga gerações
mães, pais, filhos
Todos em torno do entorno ciliar.
(Vanda Ferreira)
AS VEZES
As vezes dá vontade de ir contigo encontrar,
prá na tua mão pegar,
prá na tua mão pegar,
e juntos, a gente andar, sem ter com que se preocupar.
As vezes a gente sente,uma saudade diferente,
que por mais que a gente tente,
ela permanece silente até nos deixar doente.
ela permanece silente até nos deixar doente.
As vezes tenho vontade,de contar prá toda cidade
do amor meu e teu, de verdade, prá mim com sinceridade,
esse amor é a alegria maior,e maior é a felicidade.
esse amor é a alegria maior,e maior é a felicidade.
(Roldão Aires)
A TUA PRESENÇA
Anjo bonito,que a noite toda comigo estiveste
acordei mais cedo, prá ver se te via,
pois tua presençaera tão latente,
que pensei que por perto estivesses presente.
Quando vi que não estavas,não me decepcionei,
pois continuavas em meu pensamento,
mais viva,como sonhei,
sorrindo a um canto , não querias, me atrapalhar.
Quiz-te mais perto, viestese agora me ajudas ,
vejo tuas mãos junto às minhassobre o teclado,
enquanto tua boca me beija o rosto,
e me diz coisasde um coração apaixonado.
(Roldão Aires)
acordei mais cedo, prá ver se te via,
pois tua presençaera tão latente,
que pensei que por perto estivesses presente.
Quando vi que não estavas,não me decepcionei,
pois continuavas em meu pensamento,
mais viva,como sonhei,
sorrindo a um canto , não querias, me atrapalhar.
Quiz-te mais perto, viestese agora me ajudas ,
vejo tuas mãos junto às minhassobre o teclado,
enquanto tua boca me beija o rosto,
e me diz coisasde um coração apaixonado.
(Roldão Aires)
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Ser vegetal
Dentro de cada orquídea florida,
Duende acordado.
Bebe sereno,
toma banho de lua,
lava a alma da flor;
Os olhos perfumados,
brancos lisos escondidos,
cheios de feitiço
encantam a quem olhar,
prendem suspiros para
soltar nas noites.
Silenciosamente
a flor mente ser vegetal,
esconde espírito
num eixo interno
manteado de pétalas
levemente a farfalhar.
Vanda Ferreira
domingo, 16 de maio de 2010
Semente.
E faz brotar outra semente
Flor e fruto da mesma espécie
Semente...
Cada qual é posto um nome
Uma matriz é tirada da terra
E dessa é feita a espécie fêmea
Doadora de sementes...
Somos todos seres da Natureza
Nascidos de uma semente
da espécie...
"Gente"
By M&!!O
Direitos Reservados
Inspirado no Movimento
"GRITO DA TERRA"
Flor e fruto da mesma espécie
Semente...
Cada qual é posto um nome
Uma matriz é tirada da terra
E dessa é feita a espécie fêmea
Doadora de sementes...
Somos todos seres da Natureza
Nascidos de uma semente
da espécie...
"Gente"
By M&!!O
Direitos Reservados
Inspirado no Movimento
"GRITO DA TERRA"
Poema sinestésico - Vanda Ferreira
é verde arvoral,
é raio de sol
hino de louvor à alvorada,
cantata de abertura para os cílio solares;
Música instrumental
é releitura humana;
poética parceria de coração e cérebro
sentimentais partituras escritas com lágrimas,
evidenciadas com sangue e sabores frugais.
O cantar humano é cenário,
construido de poderes,
produzido em campo sentimental
imaginário filme que retrata tempo,
marcos instituídos nos cinco sentidos.
Dores e alegrias,
sabores e aromas,
cores e texturas
comunhão de passado, presente e futuro
poemas de céu e terra multicores.
Cônsules de Poetas del Mundo-Campo Grande-MS
Aida Domingos, cônsul de Campo Grande/MS,
Maria Helena Sarti, cônsul da região do Imbirussu/Campo Grande/MS,
Vanda Ferreira cônsul do entorno de Campo Grande/MS
sexta-feira, 14 de maio de 2010
DESCASO - Delasnieve Daspet
Em nossos corações, belas canções,
Semeiam a paz
Com palavra reais.
.
Mas as sementes não germinam...
O que fazer com esta sensação
De telespectador da vida?
.
Nos olhos,
Pensamentos passageiros,
Perpassam...
.
Na mesa, etiqueta,
Faces maquiadas, indiferentes,
Não podem e não querem fazer nada....
.
A poeta dilui sua emoção
Com pós nos olhos,
Em vão.
.
A canção escrita em silêncio,
À beira da vida,
Com mãos tensas, máscara no rosto,
Dureza na voz,
Chora os sonhos feridos...
.
Por que tanto descaso ?
DD_Campo Grande - MS - 20.04.10
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Unir-se hoje mais do que ontem
A união das classes nunca foram tão fortes quanto estão sendo agora. E olha que essa união está nas duas margens. Na de cá e na de lá. Por isso há que se fazer união.
As amizades verdadeiras formam a unidade, informam, reformam e transformam o mundo a sua volta. Assim é a nossa: Quarteto em Sol (sol que brilha e dá vida, sol da nota que entrega o som)- formado pelas poetas, escritoras e defensoras da natureza, do social muito bem afinado e da Paz, Aida Domingos, Delasnieve Daspet, Nena Sarti e Vanda Ferreira. Estamos nos arvorando grandes personalidades? NÃO! Estamos apenas nos apresentando e dizendo nas entrelinhas:
- Venham somar conosco e multiplicar a solidariedade, o compromisso com o meio ambiente poetando para chamar a paz.
Em janeiro de 2010, Vanda promoveu o 1º Acampamento dos Poetas Del Mundo, em torno de Campo Grande, MS, o qual, tornou-se sucesso nacional.
Aplicamos o Seminário Sinestesia e Literatura, idéia fantástica da Consul Vanda Ferreira, a qual, convidou-me para participar com a didática ministrante. Resultado? Sucesso total. Tanto que o Seminário está a cruzar fronteiras e temos certeza que alcançará o mundo. Para isso estamos trabalhando.
Ao unir-se hoje, mais do que ontem, tenho a acrescentar que está aí a apresentação do 2º. Acampamento de Poetas del Mundo - Roça de Paz para 2011. Cedo ainda? Qual! Corram a inscrever-se senão não terá lugar para apreciar momentos de encantamento e prosperidade literária.
Eu já me escrevi para lá estar.
Um abraço a todos.
As amizades verdadeiras formam a unidade, informam, reformam e transformam o mundo a sua volta. Assim é a nossa: Quarteto em Sol (sol que brilha e dá vida, sol da nota que entrega o som)- formado pelas poetas, escritoras e defensoras da natureza, do social muito bem afinado e da Paz, Aida Domingos, Delasnieve Daspet, Nena Sarti e Vanda Ferreira. Estamos nos arvorando grandes personalidades? NÃO! Estamos apenas nos apresentando e dizendo nas entrelinhas:
- Venham somar conosco e multiplicar a solidariedade, o compromisso com o meio ambiente poetando para chamar a paz.
Em janeiro de 2010, Vanda promoveu o 1º Acampamento dos Poetas Del Mundo, em torno de Campo Grande, MS, o qual, tornou-se sucesso nacional.
Aplicamos o Seminário Sinestesia e Literatura, idéia fantástica da Consul Vanda Ferreira, a qual, convidou-me para participar com a didática ministrante. Resultado? Sucesso total. Tanto que o Seminário está a cruzar fronteiras e temos certeza que alcançará o mundo. Para isso estamos trabalhando.
Ao unir-se hoje, mais do que ontem, tenho a acrescentar que está aí a apresentação do 2º. Acampamento de Poetas del Mundo - Roça de Paz para 2011. Cedo ainda? Qual! Corram a inscrever-se senão não terá lugar para apreciar momentos de encantamento e prosperidade literária.
Eu já me escrevi para lá estar.
Um abraço a todos.
MANIFESTO DO 1º ACAMPAMENTO - 2010
MANIFESTO 1º. ACAMPAMENTO DE POETAS DEL MUNDO “O GRITO DA TERRA -PRESERVAR PARA VIVER”
CAMPING DO CAFÉ DA BUGRA
CAMPO GRANDE, MS, BR.
Considerando a conquista milenar em que, há conhecimento de que os poetas são as molas propulsoras para eleger pensamentos mais realísticos diante da humanidade, manifestamos nesse 1º. Acampamento de Poetas Del Mundo na região rural de Campo Grande, MS, BR, a vontade de levar ao povo sul-mato-grossense, ao País e ao mundo a consciência global manifestada pela Paz, pelo Social e pelo Meio Ambiente.
Em obediência ao manifesto de nosso Secretário Geral Luiz Arias quando diz:
“Poeta do Mundo, una-se a essa batalha pela existência humana! Pela continuidade da vida!”, nossa colega poeta, cônsul do Em Torno Rural de Campo Grande, MS, Vanda Ferreira, com força e garra de mulher matuta consolidou esse 1º. Acampamento de Poetas Del Mundo – O grito da Terra - Preservar para Viver.
1. Diante dos cinco focos dos Poetas Del Mundo: O homem, o planeta, os direitos sociais, a solidariedade e a paz, reuniram-se poetas de cinco estados brasileiros, para seminário e debates nos dias 08, 09 e 10 de janeiro de 2010, compreendendo a unificação das raças que fazem parte de nosso país em primeira mão aos índios da região, os quais possuem uma cultura tão rica quanto às demais comunidades. Ficou proposto que se façam encontros nas aldeias em busca do índio poeta para integrar às fileiras dos Poetas Del Mundo.
2. Diante das atuais catástrofes ambientais manifestamos nossa solidariedade ao planeta estudando as espécies da flora e da fauna tão lindamente composta no Camping da Bugra. Ao tempo em se caminha para a tecnologia aplicada em todas as camadas da sociedade, nos propomos a ampliar o respeito, e a ternura para com a natureza, concordando que o belo é o simples e assim deve ser visto pela humanidade.
3. Ao seguirmos o item 3 do Manifesto dos Poetas Del Mundo “Ser poeta não significa escrever bonitas poesias, a poesia não é mero objeto de decoração. Temos que vive-la, temos que senti-la, temos que praticá-la.[...]”, apresentamos aos presentes o Seminário: Sinestesia e Literatura, no qual aprendemos a “sentir” a natureza, praticar o natural e escrever sobre o todo universal usando “todos” os sentidos, nos propondo a continuação desse exercício com estudos mais aprofundados e extensivos aos subsídios literários.
4. Declaramos e apoiamos encontros formando Roda de Prosa em todas as comunidades, em especial nas carentes do município levando as Leis Municipais, Estaduais e Federais à população, obtendo com isso uma maior integração moral e social na tentativa de uma compreensão maior daqueles que sofrem discriminação racial, ou de classe.
5. Aproveitando o item nº.9 do Manifesto Mundial dos Poetas Del Mundo onde declara que: “[...] nos declaramos pacifistas, mas não covardes, nem passivos. Antimilitaristas, mas de nenhuma maneira ingênuos, mesmo que sentimentalistas por natureza, porque na expressão artística, a tinta da escrita é o sangue de nossas almas [...]”, manifestamos e registramos a questão do lixo em nossas vidas e no planeta. O lixo deve ser observado como o entulho tanto físico quanto psíquico. A conscientização de onde colocar o nosso lixo se faz necessária e urgente. Dizemos “NÃO” à passividade.
6. Em palestra realizada pela poeta e cônsul Vanda Ferreira com o título: “Pé de Luxo” tomamos a consciência de que é urgente prepararmos facilitadores para a batalha diária contra os abusos e desmandos da modernidade do “tudo pode”.
7. Manifestamos, por fim, que estamos convictos sobre os nossos direitos e os nossos deveres enquanto cidadãos e cidadãs dispostos a desenvolver mediante à palavra falada, escrita, televisionada o manifesto proposto, bem assim como examinar e sugerir estratégias para que possamos integralizar nosso pensamento à toda humanidade.
8. Sugerimos o estabelecimento de ações reivindicatórias perante as autoridades locais, estaduais e federais para desempenho maior às entidades culturais que primem pela ordem, pela harmonia e pela paz, através de patrocínios, doações, investimentos fiscais, realização de projetos literários e sociais.
9. Apresentamos como guia o grito da Terra, a conscientização que devemos preservar para viver para podermos continuar com nossos propósitos de que o homem precisa respeitar o Planeta em que vive, para fazer uso de seus direitos sociais, entendo o bem que há na solidariedade em procura da Paz.
Delasnieve Daspet
Embaixadora para o Brasil de Poetas Del Mundo
Aida Domingos
Cônsul da Cidade de Campo Grande, MS
Vanda Ferreira – Realizadora do Evento
Cônsul do Em Torno Rural de Campo Grande,MS
Nena Sarti - Redatora
Cônsul da Região do Imbirussu, Campo Grande,MS
Poetas Del Mundo presentes e Convidados:
Delasnieve Daspet – Embaixadora para o Brasil e Sub-secretária para as Américas
Ainda Domingos – Cônsul da cidade de Campo Grande/MS
Vanda Ferreira – Cônsul do em torno rural de Campo Grande/ MS
Nena Sarti – Cônsul da região do Imbirussu, Campo Grande/MS
Sonia Medeiros Imamura – Cônsul da cidade de Búzios/RJ
Elaine Mello – Rio das Ostras/RJ
Nelson Viera – Campo Grande/MS
José Faria Nunes – Cônsul do Estado de Goiás
Zélia Balbina – Cônsul do Estado do Rio de Janeiro /RJ
Olga Fonseca – Cônsul de Londrina/PR
Reginaldo Sans – Campo Grande/MS
Sabrina Carvalho – São Paulo/SP
Diego Adrianne – Campo Grande/MS
Fernando Nogueira – Campo Grande/MS
Santo Sarti – Campo Grande/MS
CAMPING DO CAFÉ DA BUGRA
CAMPO GRANDE, MS, BR.
Considerando a conquista milenar em que, há conhecimento de que os poetas são as molas propulsoras para eleger pensamentos mais realísticos diante da humanidade, manifestamos nesse 1º. Acampamento de Poetas Del Mundo na região rural de Campo Grande, MS, BR, a vontade de levar ao povo sul-mato-grossense, ao País e ao mundo a consciência global manifestada pela Paz, pelo Social e pelo Meio Ambiente.
Em obediência ao manifesto de nosso Secretário Geral Luiz Arias quando diz:
“Poeta do Mundo, una-se a essa batalha pela existência humana! Pela continuidade da vida!”, nossa colega poeta, cônsul do Em Torno Rural de Campo Grande, MS, Vanda Ferreira, com força e garra de mulher matuta consolidou esse 1º. Acampamento de Poetas Del Mundo – O grito da Terra - Preservar para Viver.
1. Diante dos cinco focos dos Poetas Del Mundo: O homem, o planeta, os direitos sociais, a solidariedade e a paz, reuniram-se poetas de cinco estados brasileiros, para seminário e debates nos dias 08, 09 e 10 de janeiro de 2010, compreendendo a unificação das raças que fazem parte de nosso país em primeira mão aos índios da região, os quais possuem uma cultura tão rica quanto às demais comunidades. Ficou proposto que se façam encontros nas aldeias em busca do índio poeta para integrar às fileiras dos Poetas Del Mundo.
2. Diante das atuais catástrofes ambientais manifestamos nossa solidariedade ao planeta estudando as espécies da flora e da fauna tão lindamente composta no Camping da Bugra. Ao tempo em se caminha para a tecnologia aplicada em todas as camadas da sociedade, nos propomos a ampliar o respeito, e a ternura para com a natureza, concordando que o belo é o simples e assim deve ser visto pela humanidade.
3. Ao seguirmos o item 3 do Manifesto dos Poetas Del Mundo “Ser poeta não significa escrever bonitas poesias, a poesia não é mero objeto de decoração. Temos que vive-la, temos que senti-la, temos que praticá-la.[...]”, apresentamos aos presentes o Seminário: Sinestesia e Literatura, no qual aprendemos a “sentir” a natureza, praticar o natural e escrever sobre o todo universal usando “todos” os sentidos, nos propondo a continuação desse exercício com estudos mais aprofundados e extensivos aos subsídios literários.
4. Declaramos e apoiamos encontros formando Roda de Prosa em todas as comunidades, em especial nas carentes do município levando as Leis Municipais, Estaduais e Federais à população, obtendo com isso uma maior integração moral e social na tentativa de uma compreensão maior daqueles que sofrem discriminação racial, ou de classe.
5. Aproveitando o item nº.9 do Manifesto Mundial dos Poetas Del Mundo onde declara que: “[...] nos declaramos pacifistas, mas não covardes, nem passivos. Antimilitaristas, mas de nenhuma maneira ingênuos, mesmo que sentimentalistas por natureza, porque na expressão artística, a tinta da escrita é o sangue de nossas almas [...]”, manifestamos e registramos a questão do lixo em nossas vidas e no planeta. O lixo deve ser observado como o entulho tanto físico quanto psíquico. A conscientização de onde colocar o nosso lixo se faz necessária e urgente. Dizemos “NÃO” à passividade.
6. Em palestra realizada pela poeta e cônsul Vanda Ferreira com o título: “Pé de Luxo” tomamos a consciência de que é urgente prepararmos facilitadores para a batalha diária contra os abusos e desmandos da modernidade do “tudo pode”.
7. Manifestamos, por fim, que estamos convictos sobre os nossos direitos e os nossos deveres enquanto cidadãos e cidadãs dispostos a desenvolver mediante à palavra falada, escrita, televisionada o manifesto proposto, bem assim como examinar e sugerir estratégias para que possamos integralizar nosso pensamento à toda humanidade.
8. Sugerimos o estabelecimento de ações reivindicatórias perante as autoridades locais, estaduais e federais para desempenho maior às entidades culturais que primem pela ordem, pela harmonia e pela paz, através de patrocínios, doações, investimentos fiscais, realização de projetos literários e sociais.
9. Apresentamos como guia o grito da Terra, a conscientização que devemos preservar para viver para podermos continuar com nossos propósitos de que o homem precisa respeitar o Planeta em que vive, para fazer uso de seus direitos sociais, entendo o bem que há na solidariedade em procura da Paz.
Delasnieve Daspet
Embaixadora para o Brasil de Poetas Del Mundo
Aida Domingos
Cônsul da Cidade de Campo Grande, MS
Vanda Ferreira – Realizadora do Evento
Cônsul do Em Torno Rural de Campo Grande,MS
Nena Sarti - Redatora
Cônsul da Região do Imbirussu, Campo Grande,MS
Poetas Del Mundo presentes e Convidados:
Delasnieve Daspet – Embaixadora para o Brasil e Sub-secretária para as Américas
Ainda Domingos – Cônsul da cidade de Campo Grande/MS
Vanda Ferreira – Cônsul do em torno rural de Campo Grande/ MS
Nena Sarti – Cônsul da região do Imbirussu, Campo Grande/MS
Sonia Medeiros Imamura – Cônsul da cidade de Búzios/RJ
Elaine Mello – Rio das Ostras/RJ
Nelson Viera – Campo Grande/MS
José Faria Nunes – Cônsul do Estado de Goiás
Zélia Balbina – Cônsul do Estado do Rio de Janeiro /RJ
Olga Fonseca – Cônsul de Londrina/PR
Reginaldo Sans – Campo Grande/MS
Sabrina Carvalho – São Paulo/SP
Diego Adrianne – Campo Grande/MS
Fernando Nogueira – Campo Grande/MS
Santo Sarti – Campo Grande/MS
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)


